Bolsa 10/03932-3 - Desenvolvimento moral - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção

Processo: 10/03932-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Adrian Oscar Dongo Montoya
Beneficiário:Carla Andressa Placido Ribeiro de França
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento moral
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abrigo provisório | autonomia | Desenvolvimento moral | noção de justiça | Psicologia da Educação

Resumo

Piaget (1994) explica que a relação educativa de caráter unilateral (caracterizada pela coação adulta) resulta na heteronomia, contrariamente as relações de respeito mútuo (caracterizada pela cooperação) promove a autonomia. Em um projeto anterior, diagnosticamos que em um abrigo institucional no interior de da cidade de São Paulo, a relação predominante vivenciada é o respeito unilateral. Nela os abrigados não participam da elaboração das regras e não são estimulados a discutirem o por quê do cumprimento destas, apenas as cumprem para evitar o castigo. Essas crianças encontram-se no estágio de heteronomia; sendo assim, os julgamentos morais que predomina nos abrigados é a forma mais primitiva da justiça retributiva (sanção expiatória). Com este projeto visamos promover ações junto aos abrigados desta instituição, em parceria com os funcionários, com o propósito de construir um ambiente favorável para o desenvolvimento moral e assim, promover relações de cooperação e respeito mútuo entre adultos e crianças e entre as próprias crianças, atentando para a elaboração e cumprimento consciente das regras de convivência. Assim, acreditamos que a formação de indivíduos autônomos e responsáveis poderia ser garantida. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANÇA, Carla Andressa Placido Ribeiro de. Construção da autonomia moral junto a crianças e adolescentes de um abrigo institucional: pesquisa de intervenção. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.