Busca avançada
Ano de início
Entree

O Moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira

Processo: 10/13457-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Helena Vieira Abrahão
Beneficiário:Livia Maria Ortega
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:formação continuada | moodle | professores de inglês | Formação de professores

Resumo

Os avanços tecnológicos, em especial a internet, têm rompido barreiras físicas das salas de aula. Sente-se a necessidade de se compreender o papel do professor de línguas nesse novo contexto de ensino e aprendizagem e, mais ainda, o professor necessita sentir-se seguro com relação às novas ferramentas de que se dispõe (FREITAS, 2005; BRAGA, 2007; COLLINS, 2009; HALL & KNOX, 2009).O presente projeto tem por objetivo investigar como se caracteriza a interação dos professores de inglês em serviço com as práticas digitais no decorrer de um curso de extensão na modalidade semipresencial, com foco no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Além disso, é objetivo deste projeto de pesquisa verificar como a aplicabilidade desses recursos tecnológicos na prática em seu contexto de sala de aula é trazida e discutida na comunidade de prática (WENGER, 1998) construída na plataforma online.O curso de extensão, contexto da presente pesquisa, visa proporcionar aos professores cursistas experiências com o ambiente virtual de aprendizagem Moodle e com as ferramentas tecnológicas nele disponíveis e desafiá-los a descobrir a potencialidade desse ambiente como instrumento da prática pedagógica em língua inglesa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico (BOGDAN & BIKLEN, 1998; ERICKSON, 1986; STARFIELD, 2010) que se valerá dos seguintes instrumentos de coleta de dados: registros na plataforma Moodle (fóruns, wikis), autobiografias, questionários dialogados (VIEIRA, 2007) e entrevistas. No processo de análise dos registros, os dados e perspectivas serão triangulados para a construção de categorias e asserções.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ORTEGA, Livia Maria. O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas. São José do Rio Preto São José do Rio Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.