Busca avançada
Ano de início
Entree

Construção, elaboração e desenvolvimento de um programa para o ensino de relações condicionais envolvidas na leitura inicial/rudimentar

Processo: 10/14661-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Antonio Celso de Noronha Goyos
Beneficiário:Camila Politi Penariol
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equivalência de estímulos   Leitura

Resumo

De acordo com a abordagem comportamental, a leitura pode ser entendida como um operante de natureza verbal, controlado e mantido por suas consequências. Seu ensino, pela tecnologia derivada do paradigma de equivalência de estímulos, pode ser programado por meio de procedimentos de controle de estímulos. Assim, pelo paradigma de equivalência de estímulos, a leitura pode ser compreendida como uma rede de relações entre diferentes classes de estímulos, em que algumas são diretamente ensinadas e outras derivadas desse ensino. Os métodos baseados nesse paradigma são usualmente empregados no ensino de repertórios acadêmicos pelo procedimento padrão denominado de escolha de acordo com o modelo (ou MTS, do inglês, Matching-To-Sample). Com os avanços da informática, programas foram desenvolvidos para a implementação de tarefas de MTS usando o computador. Esses programas são amplamente utilizados em pesquisas envolvendo o ensino de repertórios acadêmicos, entretanto, o potencial dessa tecnologia poderia ser estendido com o seu uso em contextos aplicados, em escolas. Nesse caso, uma questão existente nesta área refere-se a quais os repertórios comportamentais necessários para que um indivíduo sem treino em pesquisa implemente, com êxito, procedimentos de MTS. Dessa maneira, este trabalho terá como objetivo desenvolver um procedimento para ensinar alunos de Licenciatura a implementar tarefas computadorizadas de MTS para leitura. Quatro estudantes universitárias de uma universidade pública do interior do Estado de São Paulo participarão da pesquisa. Será utilizado um conjunto de três estímulos para ensinar os participantes a: (1) elaborar tarefas de ensino da relação AC (palavra ditada-palavra impressa); (2) aplicar tarefas de ensino da relação AC e (3) analisar relatório de desempenho do aprendiz. As sessões de ensino compreenderão demonstração seguida de instrução para repetir a demonstração. Respostas corretas seguirão elogio verbal e respostas incorretas feedback corretivo. O critério de desempenho será de 100% de respostas corretas. Em seguida, testes de generalização serão conduzidos com novos conjuntos de estímulos. Consequências diferenciais para desempenho serão removidas e o critério de desempenho será de 100% de respostas corretas. Os dados irão sugerir se o procedimento poderá dar base à construção de programas de ensino de professores para a aplicação de procedimentos de MTS; contribuir para estender a tecnologia derivada da Análise do Comportamento para ambientes aplicados como escolas; e alavancar pesquisas futuras com objetivos afins. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARILEIDE ANTUNES DE OLIVEIRA; CAMILA POLITTI PENARIOL; CELSO GOYOS. Ensino da aplicação de tarefas de matching-to-sample computadorizadas para ensino de leitura. Acta comport., v. 21, n. 1, p. 53-67, 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.