Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão gênica em larga escala em modelos genéticos de epilepsia

Processo: 10/13104-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Iscia Teresinha Lopes Cendes
Beneficiário:Alexandre Hilário Berenguer de Matos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Neurologia

Resumo

As epilepsias formam um grupo de doenças neurológicas crônicas decorrentes de alterações das funções cerebrais associadas ou não a outras doenças neurológicas. Sendo que, afetam aproximadamente 1% da população mundial. A utilização de modelos experimentais tem contribuído para um melhor entendimento da fisiopatologia das epilepsias seja in vitro quanto in vivo. A cepa de ratos WAR foi estabelecida através de seleção genética para crises audiogênicas, e apesar de já ter sido muito bem caracterizado do ponto de visto fenomenológico e neurofisiológico, permanecem ainda lacunas no conhecimento em relação aos fatores genéticos que determinam a susceptibilidade às crises. Nossa estratégia será baseada na identificação inicial de genes com aumento significativo de expressão nos animais da linhagem WAR que são susceptíveis as crises por estimulação audiogênica. Em seguida, 2 genes candidatos serão selecionados para serem submetidos ao silenciamento gênico pela técnica de interferência por RNA in vivo (RNAi) para verificarmos se esses genes interferem na susceptibilidade as crises audiogênicas, validando assim sua possível função na susceptibilidade as crises. A estratégia proposta é inédita e depois de validada no modelo WAR poderá ser aplicada a outros modelos de predisposição genética de epilepsia. Apesar da proposta ser desafiadora, acreditamos ser passível de ser realizada dentro de um mestrado, uma vez que nosso grupo é experiente nas técnicas de análise de expressão gênica em larga escala e RNAi in vivo. Além disso, contaremos com a colaboração do grupo parceiro no Projeto FAPESP-FAPEMIG que trabalha já há vários anos com a caracterização neurofisiológica no modelo WAR.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Expressão gênica em larga escala em modelos genéticos de epilepsia. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.