Busca avançada
Ano de início
Entree

Sticky ou imperfect information? Expectativas de inflação e rigidez de informação no Brasil

Processo: 10/13864-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de abril de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Pesquisador responsável:Márcio Issao Nakane
Beneficiário:Sarah Bretones de Paula
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Política monetária   Inflação   Acesso à informação

Resumo

As expectativas, sobretudo de inflação, têm um papel pivotal nos modelos macroeconômicos modernos. Nesses modelos, a hipótese de expectativas racionais adquiriu espaço como modo dominante de formação de expectativas. Segundo essa abordagem, não apenas os agentes econômicos são racionais como também detêm as mesmas crenças corretas sobre a estrutura da economia e acesso a informação sobre variáveis macroeconômicas. No entanto, quando submetida ao crivo empírico, essa hipótese falha em explicar os dados de expectativas encontrados em respostas de profissionais e do público em geral. Por isso, dois desvios dessa hipótese surgiram na literatura recente: rigidez informacional e learning. A primeira abordagem consiste em modelos nos quais os agentes têm informação completa, mas não ajustada frequentemente, ou modelos em que há informação incompleta. Na segunda abordagem, os indivíduos não conhecem os parâmetros que compõem a estrutura da economia, aprendendo ao longo do tempo sobre seus verdadeiros valores. Nesse projeto, testaremos a capacidade de explicação dos dados brasileiros dada pelos dois tipos de modelos, avaliando como se dá a formação de expectativas no Brasil e assim propondo uma nova estrutura para a formulação de política monetária no país. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULA, Sarah Bretones de. Expectativas de inflação e rigidez de informação no Brasil. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.