Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos receptores vaniloides TRPV1 da matéria cinzenta periaquedutal na ansiedade e na antinocicepção induzida pelo medo em camundongos

Processo: 10/13442-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Ricardo Luiz Nunes de Souza
Beneficiário:Diego Cardozo Mascarenhas
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Labirinto em cruz elevado   Camundongos   Ansiedade

Resumo

A exposição de animais ao paradigma do Labirinto em Cruz Elevado (LCE) resulta num repertório de reações de defesa e antinocicepção, uma vez que os braços abertos do LCE representam uma ameaça a roedores. Vários estudos têm investigado o substrato neural e a neurotransmissão envolvidos na neurobiologia da antinocicepção induzida por situações aversivas, e muitos têm destacado a participação da matéria cinzenta periaquedutal (MCP) do mesencéfalo. No início da década de 90, a descoberta de substâncias denominadas endocanabinóides despertou especial interesse e tem sido alvo de esforços para a compreensão de sua participação em vários processos neurobiológicos. Mais recentemente, a descoberta de receptores vanilóides, relacionados aos receptores de canabinóides, igualmente ocupa destaque quanto à investigação de suas funções no sistema nervoso central. O receptor vanilóide TRPV1 é expresso em várias regiões encefálicas relacionadas ao medo e à dor, incluindo a MCP. Estudos farmacológicos e com animais nocaute confirmaram a participação dos receptores TRPV1 na modulação descendente e ascendente da dor, bem como na modulação de estados emocionais como a ansiedade. No entanto, poucos estudos avaliaram seu papel na modulação descendente da dor induzida por situações aversivas, sobretudo em camundongos. Para tanto o propósito do presente estudo será o de avaliar os efeitos da administração central de agonistas e/ou antagonistas vanilóides na MCP, nas reações de defesa e antinocicepção de camundongos expostos ao LCE.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MASCARENHAS, DIEGO CARDOZO; GOMES, KARINA SANTOS; NUNES-DE-SOUZA, RICARDO LUIZ. Anxiogenic-like effect induced by TRPV1 receptor activation within the dorsal periaqueductal gray matter in mice. Behavioural Brain Research, v. 250, p. 308-315, AUG 1 2013. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.