Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo microbiológico e de endotoxinas em canais radiculares com necrose pulpar e lesão periapical e avalição do seu potencial antigênico contra macrófagos na produção de IL1-beta e TNF-alfa durante a terapia endodôntica.

Processo: 10/13743-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Brenda Paula Figueiredo de Almeida Gomes
Beneficiário:Ariane Cássia Salustiano Marinho
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Endotoxinas   Citocinas

Resumo

Endotoxinas (LPS) representam o principal fator de virulência das bactérias Gram-negativas. O egresso dos microorganismos e seus sub-produtos para região periapical pode estimular macrófagos na região periapical a produzirem citocinas inflamatórias, tais como IL-1² e TNF-±, potentes estimuladores da reabsorção óssea. Os objetivos do presente estudo são: 1-identificar microrganismos anaeróbios Gram-negativos antes e após o preparo químico-mecânico (PQM) através do método molecular PCR simples em infecções endodônticas primárias; 2- Investigar o conteúdo endotóxico dos canais radiculares infectados antes e após o PQM correlacionando com a presença de sinais/sintomas clínicos; 3-Avaliar a atividade antigênica do conteúdo endodôntico em cultura de célula contra macrófagos quanto à produção de IL-1² e TNF-± antes e após o PQM; 4- avaliar o efeito do PQM com hipoclorito de sódio 2,5% e com clorexidina gel 2% como substâncias químicas auxiliares (SQA), na redução dos microrganismos e de LPS, avaliando o potencial inflamatório residual da infecção quanto a produção de IL-1² e TNF-±. Serão selecionados 15 pacientes com dentes com necrose pulpar e lesão periapical. Amostras de endotoxinas/ citocinas e amostras microbiológicas serão coletadas antes e depois do PQM com diferentes SQA. As amostras de endotoxinas serão quantificadas pelo método Limulus Amebocyte Lysate (LAL) e em seguida utilizadas para estimulação celular. As amostras microbiológicas serão identificadas através da reação de PCR na qual primers específicos serão utilizados. Os valores obtidos serão tabulados e estatisticamente analisados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALUSTIANO MARINHO, ARIANE CASSIA; MARTINHO, FREDERICO CANATO; ZAIA, ALEXANDRE AUGUSTO; RANDI FERRAZ, CAIO CEZAR; FIGUEIREDO DE ALMEIDA GOMES, BRENDA PAULA. Monitoring the effectiveness of root canal procedures on endotoxin levels found in teeth with chronic apical periodontitis. Journal of Applied Oral Science, v. 22, n. 6, p. 490-495, NOV-DEC 2014. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARINHO, Ariane Cássia Salustiano. Efeito do preparo químico-mecânico nos níveis de endotoxinas em infecções endodônticas primárias e avaliação do potencial inflamatório do conteúdo infeccioso quanto à produção de citocinas pró-inflamatórias. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.