Bolsa 10/12608-5 - Análise musical, Composição musical - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

A utilização da técnica estendida para a recriação timbrística na música espectral

Processo: 10/12608-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Silvio Ferraz Mello Filho
Beneficiário:Ivan Eiji Yamauchi Simurra
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise musical   Composição musical   Técnica musical   Tecnologia musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Musical | composição | Informática Aplicada à Composição | tecnologia | Processos Criativos

Resumo

Este presente projeto de Mestrado é uma extensão da pesquisa de Iniciação Científica, financiada pela FAPESP e desenvolvida nos anos de 2007, 2008 e 2009, no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A pesquisa de IC esteve voltada ao estudo de novas ferramentas de análise e processos composicionais tanto numéricas quanto sonora de pensamento estético-conceituais aplicadas nas obras Amazonas de Heitor Villa-Lobos, Amériques de Edgard Varèse e Atmosphères de György Ligeti suportadas, quando possível, pelo computador para a realização de tais análises e simulações, além da pesquisa sobre síntese granular. Para este projeto de pesquisa, - já iniciado no ano de 2010 junto com o curso de Mestrado do programa de Pós-Graduação do IA-UNICAMP -, o foco principal será a utilização da técnica instrumental estendida para a recriação tímbristica na Música Espectral. As análises dos principais elementos, ferramentas, processos e pensamento estético utilizados por compositores como Gérard Grisey, Tristan Murail e Hugues Dufourt, considerados pioneiros da Música Espectral, serão confrontados com as análises de compositores que, no decorrer do século XX, se utilizaram do som como elemento fundamental para a composição. Será utilizado o suporte tecno-informatizado, como o software OpenMusic, desenvolvido no Institute de Recherche e Coordination Acustique/Musicque (IRCAM), no auxílio, tanto para a análise do pensamento da Música Espectral e de tais compositores expoentes no decorrer da conquista do som em siquanto para a utilização dessas ferramentas computacionais como assistentes para a composição. Um dos objetivos desta pesquisa são as análises de Mémoire/Erosion, de Tristan Murail e de Speakings, de Jonathan Harvey. Deste modo, os resultados da pesquisa de IC servirão aqui como primeiros passos para o estudo destas obras. É também um dos objetivos desta pesquisa a confecção de uma obra orquestral construída a partir dos resultados obtidos, além de outras obras menores com formação instrumental diferente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIMURRA, Ivan Eiji Yamauchi. A recriação timbrística na música espectral. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.