Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil da fluência: análise comparativa entre gagueira desenvolvimental persistente familial e isolada

Processo: 10/18758-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
Beneficiário:Cecília Piccin Laroza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios da fala   Gagueira

Resumo

O conhecimento do perfil da fluência em portadores de Gagueira Desenvolvimental Persistente Familial (GDPF) e de Gagueira Desenvolvimental Persistente Isolada (GDPI) pode trazer benefícios à prevenção, diagnóstico e ao tratamento de indivíduos gagos. O objetivo deste projeto é avaliar e comparar a fluência de indivíduos com Gagueira Desenvolvimental Persistente Familial (GDPF) não relacionados com indivíduos com Gagueira Desenvolvimental Persistente Isolada (GDPI) caracterizando a tipologia das disfluências, a porcentagem de disfluências gagas, a velocidade de fala e a gravidade da gagueira. A amostra para esse estudo será composta de 40 indivíduos, sendo 20 com Gagueira Desenvolvimental Persistente Familial (GDPF) não relacionados (pertencentes a famílias distintas) e 20 com Gagueira Desenvolvimental Persistente Isolada (GDPI). Os procedimentos a serem utilizado serão: termo de consentimento livre e esclarecido, histórico clínico e familial (heredograma), teste de fluência e teste de gravidade da gagueira. Os dados obtidos neste estudo serão analisados por meio de método estatístico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA; MICHELE FIORIN; PAULA ROBERTA NOGUEIRA; CECÍLIA PICCIN LAROZA. Perfil da fluência: análise comparativa entre gagueira desenvolvimental persistente familial e isolada. Revista CEFAC, v. 15, n. 6, p. 1627-1634, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.