Busca avançada
Ano de início
Entree

Autenticação de circuitos integrados usando PUFs

Processo: 10/14492-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Guido Costa Souza de Araújo
Beneficiário:Marcelo Fontes Santana
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Técnicas de autenticação de Circuitos Integrados tem sido utilizadas ultimamente tanto em trabalhos acadêmicos quanto comerciais. Com elas é possível ter um processo que busque verificar a identidade do circuito integrado baseado nas características físicas individuais e inclonáveis de cada circuito integrado. Este tipo de autenticaçÜao permite que apenas os dispositivos físicos reconhecidos ou autorizados possam participar de um processo de comunicaçÜao.Este trabalho pretende implementar um modelo de autenticaçÜao de Circuitos Integrados usando modelos de PUFs (Physical Unclonable Functions) baseados em silício. O PUF quando submetido a um desafio (conjunto de bits) retorna uma resposta unívoca devido à sua característica física, que sÜao definidas através da disposiçÜao dos materiais no silício durante o processo de fabricaçÜao, sendo muito difícil de ser clonado. Com a implementaçÜao dos PUFs, pretende-se fazer análise e comparaçÜao dos modelos utilizados. Assim, será desenvolvido todo o fluxo de desenvolvimento do projeto do circuito integrado que conterá os PUFs alvos. Além disso, será montada uma plataforma para integraçÜao e realizaçÜao de testes do circuito integrado desenvolvido, visando obter respostas individuais distintas, caracterizando a identidade física do cicuito integrado que contém determinado PUF.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Marcelo Fontes. Autenticação de circuitos integrados usando physical unclonable functions ;. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.

Patente(s) depositada(s) como resultado deste projeto de pesquisa

PUF ELETRÔNICO DIGITAL E MÉTODO DE CAPTURA PARA IDENTIFICAÇÃO DO PUF PROPOSTO BR1020130062057 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) . Mario Lúcio Cortês; Guido Costa Souza De Araújo; Marcelo Fontes Santana - 15 de março de 2013