Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo in vitro das alterações na superfície do titânio comercialmente puro e da liga de titânio Ti -6Al-4V submetida a diferentes tratamentos

Processo: 10/13971-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Wirley Goncalves Assuncao
Beneficiário:Leonardo Perez Faverani
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Ósseointegração   Refrigerantes   Técnicas in vitro   Corrosão dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:corrosão | in vitro | osseointegração | peróxido | Refrigerantes | titânio | Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial

Resumo

A implantodontia alcançou grande êxito na reabilitação bucal com a descoberta da osseointegração. A formação da camada de óxido de titânio na superfície dos implantes promove uma maior estabilidade, o que impede a descarga de íons para o organismo, como ocorre nos casos de corrosão da superfície do implante, em que este processo promove uma maior rugosidade nos implantes. O titânio é mais utilizado na odontologia em sua forma pura, porém, os diferentes graus de pureza do titânio influenciam em sua maleabilidade ou dureza, sendo que quanto mais puro mais maleável se apresenta. Alguns sistemas empregam a liga de titânio, mais encontrada na combinação titânio, alumínio e vanádio. Sua característica principal é ser mais resistente mecanicamente, por apresentar uma camada mais espessa de óxidos. A superfície do titânio quando exposta aos fluidos bucais, bem como às dietas, principalmente as ácidas, pode liberar íons e com isso, alterar sua micro-arquitetura, o que leva a uma redução na previsibilidade de sucesso. Desta feita, o presente estudo tem como objetivo avaliar in vitro a alteração na superfície do titânio comercialmente puro e da liga grau 5 (Ti-6Al-4V), expostos a diferentes substâncias comumente presentes no ambiente intra-oral, por meio de análise de rugosidade, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e no método EDS. Para tanto, 108 discos de Ti serão utilizados, sendo 54 de titânio comercialmente puro e 54 de liga grau 5 (Ti-6Al-4V). Esses discos serão divididos em 9 grupos (n=6), sendo um grupo controle sem tratamento e os demais submetidos a imersão em 5 mL de refrigerante de Cola, Peróxido de Carbamida a 16% e 35 % e ao Peróxido de Hidrogênio a 35%, associados ou não a saliva artificial. Os dados obtidos serão analisados comparativamente entre o Ticp e a liga de Ti submetidos aos diferentes tratamentos entre si e entre estes e o grupo controle. O teste estatístico a ser empregado dependerá da distribuição desses dados em relação à curva de normalidade. Os testes serão conduzidos com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMALHO-FERREIRA, GABRIEL; FAVERANI, LEONARDO PEREZ; GROSSI-OLIVEIRA, GUSTAVO AUGUSTO; OKAMOTO, TETUO; OKAMOTO, ROBERTA. Alveolar bone dynamics in osteoporotic rats treated with raloxifene or alendronate: confocal microscopy analysis. Journal of Biomedical Optics, v. 20, n. 3, . (10/13971-6, 12/15912-2)
FAVERANI, LEONARDO P.; BARAO, VALENTIM A. R.; RAMALHO-FERREIRA, GABRIEL; FERREIRA, MAYARA B.; GARCIA-JUNIOR, IDELMO R.; ASSUNCAO, WIRLEY G.. Effect of bleaching agents and soft drink on titanium surface topography. JOURNAL OF BIOMEDICAL MATERIALS RESEARCH PART B-APPLIED BIOMATERIALS, v. 102, n. 1, p. 22-30, . (10/13971-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FAVERANI, Leonardo Perez. Estudo in vitro das alterações na superfície do titânio comercialmente puro e da liga de titânio Ti -6Al-4V submetida a diferentes tratamentos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Odontologia. Araçatuba Araçatuba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.