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Efeitos de literatura infantil no ciberespaço: que vozes estão inscritas no museu da pessoa?

Processo: 10/15068-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lucília Maria Abrahão e Sousa
Beneficiário:Jean Carlos Ferreira dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ciberespaço   Sujeito   Literatura infantojuvenil   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciberespaço | Discurso | memória | museu da pessoa | sentido | sujeito | Análise do Discurso

Resumo

Este projeto busca investigar os sentidos produzidos por sujeitos-navegadores sobre literatura infantil e juvenil, sentidos estes inscritos no Museu da Pessoa, um portal que (re)colhe, organiza e coloca em circulação dizeres denominados como relatos de histórias de vida. Para tal, serão empregados os pressupostos teóricos da Análise do Discurso de filiação francesa, quais sejam, as noções de discurso, sujeito e memória discursiva, entendendo a língua(gem) enquanto lugar de inscrição da história. Por isso, é de nosso interesse estudar também o ciberespaço como lugar discursivo produtor e via de circulação de múltiplos sentidos, no qual diversos recursos advindo das novas tecnologias, tais como o hipertexto, blog, podcast, web rádio, etc., combinam-se, construindo uma teia de dizeres que (re)contam a história de vida de sujeitos que compõe posições geralmente silenciadas nas mídias convencionais. Como corpus de nossa pesquisa, propomos recortes de entrevistas, áudios, textos, imagens e fóruns de discussão sobre a literatura infantil e juvenil inscritos no Museu da Pessoa, nos quais iremos flagrar, na materialidade da língua, sentidos produzidos por sujeitos-navegadores sobre literatura, escrita e leitura. Esperamos, a partir de nossos estudos e reflexão, contribuir para o diálogo entre a teoria discursiva e os estudos sobre o ciberespaço e a rede eletrônica. (AU)

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