Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação dos mecanismos envolvidos no efeito analgésico da colina

Processo: 10/16823-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Thiago Mattar Cunha
Beneficiário:Eleonora Uchôa Carreira
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Analgesia   Colina   Nociceptores

Resumo

A dor é um dos principais problemas de saúde publica de nossa sociedade, uma vez que prejudica profundamente a qualidade de vida da população. Além disso, onera significativamente os sistemas de saúde, devido ao gasto com analgésicos e outras terapias contra dor. Outro aspecto importante em relação ao tratamento da dor é o fato de que os analgésicos disponíveis no mercado são na maioria das vezes pouco eficientes e/ou produzem muitos efeitos colaterais e adversos que impossibilitam sua utilização. Nesse contexto, o desenvolvimento de novas terapias farmacológicas para o controle da dor, como por exemplo, o desenvolvimento de novos analgésicos é de suma importância. Entre os possíveis alvos para o controle da dor inflamatória, os receptores alfa 7 nicotínicos têm despertado o interesse de inúmeros pesquisadores e industrias farmacêuticas. A ativação desses receptores por diferentes agonistas seletivos promove analgesia em uma variedade de modelos experimentais, no entanto os mecanismos moleculares associados a este efeito ainda não foram caracterizados. Nesse sentido, o presente projeto visa avaliar o possível efeito analgésico de um agonista seletivo de receptores alfa 7 nicotínicos, a colina, focando principalmente nos mecanismos moleculares periféricos. Este projeto provavelmente abrirá uma enorme perspectiva para o desenvolvimento de novas terapias para o controle da dor o que seria fundamental para a melhoria na qualidade de vida da população.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KUSUDA, RICARDO; CARREIRA, ELEONORA UCHOA; ULLOA, LUIS; CUNHA, FERNANDO QUEIROZ; KANASHIRO, ALEXANDRE; CUNHA, THIAGO MATTAR. Choline attenuates inflammatory hyperalgesia activating nitric oxide/cGMP/ATP-sensitive potassium channels pathway. Brain Research, v. 1727, JAN 15 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.