Busca avançada
Ano de início
Entree

Desafios e perspectivas da participação social nos conselhos gestores de duas unidades de conservação na baixada santista do estado de São Paulo

Processo: 10/14049-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Beduschi Filho
Beneficiário:Felipe Augusto Zanusso Souza
Instituição-sede: Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aprendizado social   Áreas de conservação

Resumo

O projeto de mestrado tem como objetivo geral analisar os principais fatores determinantes para que os conselhos gestores de Unidades de Conservação (UC) contribuam para a emergência de processos de aprendizagem social e para a ocorrência de mudanças na dinâmica territorial relacionadas aos objetivos sociais e ecológicos das UC. Os dois pressupostos teóricos relacionados refletem essencialmente sobre a capacidade da população em estabelecer regras e acordos no uso dos recursos naturais. A abordagem ancora-se na perspectiva da crescente profusão dos conselhos gestores de UC e da necessidade em compreender os processos de ação coletiva envolvendo o poder público e sociedade civil relacionados à gestão dos recursos naturais. A pesquisa se apoiará no estudo dos casos do Parque Estadual Xixová-Japuí e da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Centro, Unidades de Conservação localizadas na região metropolitana da Baixada Santista, e escolhidas por estarem inseridas em uma matriz altamente urbanizada, envolvendo diversos interesses e desafios à gestão. Ao final do trabalho espera-se compreender de forma mais consistente os principais desafios e perspectivas associados à gestão participativa das Unidades de Conservação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Felipe Augusto Zanusso. Desafios e perspectivas da participação social nos conselhos gestores de duas Unidades de Conservação na baixada santista do estado de São Paulo. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Eletrotécnica e Energia São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.