Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da relação entre as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e a qualidade da água fluvial no município de Paulínia (SP)

Processo: 10/20302-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Lindon Fonseca Matias
Beneficiário:Francisco Ferreira de Campos
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Geoprocessamento   Qualidade da água   Uso do solo   Áreas de conservação   Conservação dos recursos naturais   Paulínia (SP)

Resumo

Este projeto de pesquisa pretende estudar as relações entre a presença de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em diferentes estágios de preservação/degradação com diversos tipos de uso e ocupação da terra e a qualidade da água dos cursos d'água no município de Paulínia (SP). Busca dar continuidade a trabalhos anteriores onde foram definidas as áreas que são de preservação permanente no município, os tipos de uso e ocupação da terra que elas possuem, verificando se estão ou não de acordo com a legislação, e os impactos socioambientais presentes nas APPs não preservadas (CAMPOS & MATIAS, 2010 a e b). Paulínia abriga diversas indústrias, principalmente do ramo petroquímico, e apresenta, nos últimos anos, um crescimento urbano e populacional acentuado quando comparado aos outros municípios da Região Metropolitana de Campinas. O aumento da ocupação vem ocasionando usos conflitantes nas APPs, o que impede que elas cumpram plenamente suas funções ambientais, entre elas a proteção dos recursos hídricos. A metodologia a ser empregada prevê a análise geoquímica de amostras de água dos principais cursos d'água para determinação de seus parâmetros físico-químicos e conteúdo de inorgânicos (metais), assim como utilização de técnicas de geoprocessamento para mapeamento dos dados geoquímicos e análise de sua relação com os tipos de uso e ocupação da terra e estágios de degradação/preservação das APPs. O trabalho pretende colaborar para um melhor conhecimento da influência que as APPs do município de Paulínia possuem na qualidade da água dos cursos d'água a que estão associadas.