Busca avançada
Ano de início
Entree

Os fatores determinantes da geração de valor em empresas não financeiras de capital aberto brasileiras.

Processo: 10/06739-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:Alexandre Assaf Neto
Beneficiário:Ana Carolina Costa Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil

Resumo

A Gestão Baseada no Valor defende a geração de valor como o objetivo principal da empresa. Nesse contexto o VEA (Valor Econômico Agregado) é uma medida de criação de valor relacionada com o desempenho operacional da própria empresa. Ele pode ser descrito como o resultado apurado que excede à remuneração mínima exigida pelos proprietários de capital (credores e acionistas).As principais variáveis que influenciam a geração de valor na empresa são os chamados direcionadores de valor. A identificação de quais são os direcionadores de valor em cada setor econômico de um país é de suma importância tanto para uma melhor gestão para a empresa, como também para investidores, analistas e outros interessados na geração de valor de determinada firma.Assim, esse projeto de pesquisa tem por objetivo identificar os fatores (direcionadores de valor) que mais afetaram a geração de valor em empresas não financeiras brasileiras com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA) no período de 2000 a 2009, de acordo com o setor econômico.Para isso, primeiramente será feita uma revisão bibliográfica como forma de realização de pesquisa exploratória, analisando estudos já publicados na área. A segunda etapa será o levantamento de dados. Por fim, serão utilizadas técnicas econométricas e estatísticas para identificação das variáveis que possuem maior aderência com a geração de valor (VEA) em cada um dos setores.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Ana Carolina Costa. Os fatores determinantes da geração de valor em empresas não financeiras de capital aberto brasileiras. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.