Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e atividade catalítica de argilas pilarizadas na eterificação do glicerol.

Processo: 10/20708-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2011
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Flávia Camargo Alves Figueiredo
Beneficiário:Andressa Araújo dos Santos
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/07125-8 - Conversão catalítica do glicerol mediada por argilas pilarizadas, carvões ativados e polímeros condutores orgânicos, AP.JP
Assunto(s):Biodiesel   Catálise   Glicerol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodiesel | catálise | eterificação | glicerol | Catálise

Resumo

O aluno de Iniciação Científica receberá um catalisador de argilas pilarizadas, previamente preparado durante o primeiro ano das atividades. O catalisador deverá ser devidamente caracterizado, de modo a avaliar características estruturais, como distância interlamelar (no caso de argilas), área superficial, estabilidade térmica e acidez. As possíveis técnicas a serem utilizadas são: volume microporoso e área específica (método B.E.T.), difração de raios X, calorimetria diferencial de varredura, microscopia eletrônica de varredura e acidez por FTIR (amônia/piridina).Após o treinamento do aluno nas técnicas de caracterização, os resultados deverão ser analisados e o catalisador, testado na reação de eterificação do glicerol. O objetivo principal é o treinamento dos alunos de IC nas técnicas de laboratório e na utilização dos equipamentos. Não se espera o desenvolvimento de processos catalíticos novos ou inovadores por estes alunos, mas sim a formação da base científica necessária para que esses alunos possam efetivamente ingressar e progredir no campo da pesquisa. Assim, esperamos que ao final do projeto estes alunos estejam aptos a ingressarem em programas de pós-graduação e darem continuidade aos seus estudos. Certamente, as atividades de IC também deverão contribuir para um melhor rendimento e adequação de sua formação como graduando.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)