Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos endócrinos e funcionais da expressão do Hormônio Concentrador de Melanina (MCH) durante a lactação.

Processo: 10/14469-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Luciano Freitas Felicio
Beneficiário:Renato Duarte Alvisi
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lactação   Proteínas proto-oncogênicas c-fos

Resumo

O MCH (hormônio concentrador de melanina) é um neuropeptídeo amplamente distribuído no encéfalo de mamíferos, sintetizado principalmente em corpos celulares do hipotálamo lateral e da zona incerta hipotalâmica (ZI). O hipotálamo lateral (LHA) participa da integração da informação sensorial e de respostas sensoriais e somatomotoras associadas à fome e a sede. O LHA apresenta grande quantidade de células que expressam MCH, as quais parecem desempenhar um possível papel no equilíbrio dinâmico energético. A lactação é um modelo fisiológico muito rico, sendo possível estudar a integração dos sinais periféricos sensoriais, como o estímulo da sucção, e àqueles relacionados ao próprio equilíbrio energético, tais como o consumo de alimentos, atividades físicas e a reprodução. As concentrações de mRNA para MCH aumentam na área pré óptica medial (MPOA) durante a lactação, e diminuem após o desmame. O significado fisiológico desse fenômeno é pouco conhecido. Nesse sentido, a investigação da influência de fatores sensoriais e endócrinos na expressão do MCH é de suma importância para o conhecimento dessas intrincada seqüência de eventos e interações endócrinas, neurofisiológicas e comportamentais que envolvem o fim da lactação, o desmame e o retorno ao ciclo reprodutivo. O objetivo deste trabalho é estudar a expressão do MCH durante a lactação, bem como analisar alterações endócrinas relacionadas à sua expressão.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVISI, Renato Duarte. Aspectos endócrinos e funcionais da expressão do hormônio concentrador de melanina (MCH) durante a lactação. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.