Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuições de Edith Stein para a epistemologia das ciências e para a psicologia científica

Processo: 10/03949-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marina Massimi
Beneficiário:Carolina de Resende Damas Cardoso
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Fenomenologia (filosofia)

Resumo

Os aspectos contraditórios e as questões não resolvidas da psicologia científica estão presentes desde o surgimento desta, sendo resultados da ruptura que ocorreu entre ela e a filosofia. A retomada da questão mente-corpo é fundamental para a psicologia científica, visto as divisões pelas quais passou e ainda passa, o que revela a natureza imprecisa do seu objeto de estudo que já foi chamado de alma, de mente, de consciência, de comportamento. A questão mente-corpo surgida na filosofia clássica, assumiu diversas facetas ao longo dos séculos, e acabou por influenciar os autores da psicologia científica emergente no final do século XIX. Esta temática, portanto, é relevante à psicologia, uma vez que diz respeito à natureza do objeto que tal ciência pretende estudar. A proposta fenomenológica da volta à concepção das coisas mesmas e aos indivíduos do conhecimento que se colocam frente a elas, neste sentido, pode contribuir sobremaneira para as discussões a respeito da temática. Afirma-se a necessidade de se voltar às questões ontológicas acerca da constituição dos seres humanos, dentro da abordagem fenomenológica, visto que a questão é fundamental para a compreensão da psicologia enquanto ciência. O objetivo desta pesquisa será a discussão a respeito das consequências epistemológicas para a psicologia, decorridas a partir das considerações sobre a ontologia do ser humano presente na obra Introdução à Filosofia de Edith Stein. Para a realização do presente projeto, será utilizado o procedimento do estudo histórico, que buscará por fontes relacionadas ao tema. Após a localização, obtenção e seleção das fontes, serão realizadas leitura, análise interpretação dos textos, além de fichamentos com a finalidade de organizar e estruturar as informações para a posterior redação da dissertação.Palavras-chave: problema mente-corpo; ontologia do ser humano; fenomenologia; psicologia; Edith Stein. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARDOSO, Carolina de Resende Damas. Contribuições de Edith Stein para a epistemologia das ciências e para a psicologia científica. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.