Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamento Auditivo (central): o impacto do histórico da otite média.

Processo: 10/12882-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Francisca Colella dos Santos
Beneficiário:Letícia Reis Borges
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Otite média   Vias auditivas   Audição   Audiologia

Resumo

Objetivo: analisar o processamento auditivo de crianças com histórico de otite média nos primeiros cinco anos de vida. Objetivos específicos: analisar os resultados obtidos nos testes de processamento auditivo (central) em crianças com e sem histórico de otite média na infância, considerando-se o gênero e a faixa etária; classificar os achados dos testes de processamento auditivo (central) quanto ao tipo de distúrbio. Metodologia: serão avaliadas 80 crianças na faixa etária entre 8 e 10 anos, dos gêneros masculino e feminino. Os indivíduos serão divididos em dois grupos: o grupo I (GI) será constituído por 40 crianças com histórico de otite média secretora nos cinco primeiros anos de vida e que se submeteram à cirurgia para colocação de tubo de ventilação; o grupo II (GII) será formado por 40 crianças sem antecedentes de otite média. Todas as crianças serão submetidas à avaliação audiológica completa (audiometria, logoaudiometria e imitanciometria) e avaliação do processamento auditivo (testes: dicótico de dígitos, dicótico não verbal, identificação de sentenças com mensagem competitiva ipsilateral (PSI), detecção de intervalo no ruído (GIN) e padrão de freqüência (PPS). Análise de dados: os dados serão analisados e categorizados com base nos resultados dos testes de processamento auditivo propostos por Pereira e Schochat (1997), Pereira (2004) e Musiek (1990, 2004). Resultados esperados: esperam-se encontrar resultados alterados nos testes de processamento auditivo nas crianças compostas no GI e respostas normais nos sujeitos do GII.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BORGES, Letícia Reis. Processamento auditivo (central) : o impacto do histórico da otite média. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.