Busca avançada
Ano de início
Entree

A discussão de região na Geografia e a presença da questão regional na Literatura Brasileira: A representação do sertão em Guimarães Rosa e os debates sobre a formação do Brasil.

Processo: 10/14772-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Heinz Dieter Heidemann
Beneficiário:Renata Santos Rente
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sertão   Guimarães Rosa   Modernização

Resumo

Propomos neste projeto aprofundar os estudos sobre a relação entre Geografia e literatura, através da análise das interpretações sobre o romance Grande Sertão: Veredas de João Guimarães Rosa presentes nos estudos de crítica literária, bem como aqueles desenvolvidos no campo da Geografia. Propomos investigar algumas interpretações que apontam uma ruptura do autor em relação a literatura regionalista, de forma a elaborar um diálogo entre o tratamento da questão regional na literatura e a noção de região que se encontra sistematizada na Geografia. Por meio da leitura de alguns estudos sobre a modernização brasileira e suas particularidades regionais, faremos um percurso de situar algumas questões que problematizam o tratamento recorrente dado à questão regional no Brasil, propondo um aprofundamento das questões implicadas pelo estudo da obra de Guimarães Rosa em relação ao regionalismo literário.Propomos ainda, a partir dessas leituras um diálogo entre a crítica do processo de modernização - pautada na crítica radical do valor (Kurz) - com a teoria do desenvolvimento desigual e combinado que tanto informa as interpretações sobre a formação brasileira. Sendo importante investigar o caráter prático-discursivo das instituições de pesquisa, entendidas como não autônomas da política e da economia, que colaboram para reforçar o discurso sobre a região e a necessidade do planejamento estatal.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RENTE, Renata Santos. Região geográfica e o regional na literatura brasileira: a representação do sertão em Guimarães Rosa e os debates sobre a formação do Brasil. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.