Busca avançada
Ano de início
Entree

Dosimetria por ressonância de spin eletrônico em radioterapia ginecológica

Processo: 10/12780-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Oswaldo Baffa Filho
Beneficiário:Amanda Burg Rech
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Física médica   Colo uterino   Dosimetria   Radioterapia

Resumo

A espectroscopia por ressonância de spin eletrônico é um excelente método para detectar e identificar radicais livres, sendo esta utilizada para analisar a intensidade de sinais proveniente de materiais irradiados, como a alanina. Com o advento de espectrômetros modernos verifica-se que a intensidade dos radicais da alanina aumenta linearmente com a dose na faixa de 1 Gy até 10 kGy, o que inclui as aplicações em radioterapia. Essa extensa faixa de linearidade e o fato que a alanina é um material com resposta em energia equivalente aos tecidos moles, são vantagens deste método de dosimetria de radiações ionizantes. Neste projeto serão utilizados dosímetros de alanina em dosimetria in vivo em aplicações de radioterapia com fontes externas, denominada teleterapia, para tratamentos de neoplasias ginecológicas. Dosímetros serão inseridos na cavidade vaginal mediante aplicadores adequadamente elaborados para a verificação da dose efetivamente depositada e a comparação com o planejamento. Esses estudos são de grande importância para o controle da qualidade de radioterapia ginecológica com fonte externa, tendo impacto positivo no resultado do tratamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RECH, AMANDA BURG; BARBI, GUSTAVO LAZZARO; ALMEIDA VENTURA, LUIZ HENRIQUE; GUIMARAES, FLAVIO SILVA; OLIVEIRA, HARLEY FRANCISCO; BAFFA, OSWALDO. In vivo dose evaluation during gynaecological radiotherapy using l-alanine/ESR dosimetry. Radiation Protection Dosimetry, v. 159, n. 1-4, SI, p. 194-198, JUN 2014. Citações Web of Science: 3.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RECH, Amanda Burg. Avaliação de dose administrada no tratamento de neoplasia ginecológica por ressonância de spin eletrônico com L-alanina. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.