Bolsa 10/12786-0 - Educação, Linguagem - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Autismo e escola: a perspectiva de pais e professores.

Processo: 10/12786-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Fernanda Dreux Miranda Fernandes
Beneficiário:Ana Gabriela Lopes Pimentel
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Linguagem   Pais   Transtorno autístico   Comunicação   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação | Educação | pais | Professores | Transtorno Autístico | Linguagem

Resumo

A proposta desse trabalho é descrever a situação de escolarização de crianças e adolescentes da Grande São Paulo, com diagnóstico inserido no espectro autista. Especificamente propõe-se verificar o que a criança autista causa ao freqüentar a escola, quais as habilidades e dificuldades que os professores identificam, se o ambiente escolar é favorável para receber um aluno autista e identificar qual a realidade da criança autista observada pela família. Serão sujeitos desse estudo 50 cuidadores de crianças com diagnóstico psiquiátrico incluído no Espectro Autístico, que estejam em terapia Fonoaudiológica semanalmente e 50 professores de escolas regulares e especiais de crianças com diagnóstico psiquiátrico incluído no Espectro Autístico. Serão aplicados dois questionários, um para os cuidadores e outro para os professores. Serão utilizadas análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA GABRIELA LOPES PIMENTEL; FERNANDA DREUX MIRANDA FERNANDES. A perspectiva de professores quanto ao trabalho com crianças com autismo. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 2, p. 171-178, . (10/12786-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PIMENTEL, Ana Gabriela Lopes. Autismo e escola: perspectiva de pais e professores. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.