Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e esc...
Práticas inclusivas II: desafios para o aprendizado do aluno-sujeito
Processo: | 10/12786-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2011 |
Data de Término da vigência: | 28 de fevereiro de 2013 |
Área de conhecimento: | Ciências da Saúde - Fonoaudiologia |
Pesquisador responsável: | Fernanda Dreux Miranda Fernandes |
Beneficiário: | Ana Gabriela Lopes Pimentel |
Instituição Sede: | Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Educação Linguagem Pais Transtorno autístico Comunicação Professores |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Comunicação | Educação | pais | Professores | Transtorno Autístico | Linguagem |
Resumo A proposta desse trabalho é descrever a situação de escolarização de crianças e adolescentes da Grande São Paulo, com diagnóstico inserido no espectro autista. Especificamente propõe-se verificar o que a criança autista causa ao freqüentar a escola, quais as habilidades e dificuldades que os professores identificam, se o ambiente escolar é favorável para receber um aluno autista e identificar qual a realidade da criança autista observada pela família. Serão sujeitos desse estudo 50 cuidadores de crianças com diagnóstico psiquiátrico incluído no Espectro Autístico, que estejam em terapia Fonoaudiológica semanalmente e 50 professores de escolas regulares e especiais de crianças com diagnóstico psiquiátrico incluído no Espectro Autístico. Serão aplicados dois questionários, um para os cuidadores e outro para os professores. Serão utilizadas análises qualitativas e quantitativas dos dados obtidos. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |