Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros de usabilidade para análise e desenvolvimento de identidade visual - um estudo ergonômico

Processo: 10/03381-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial - Programação Visual
Pesquisador responsável:Luis Carlos Paschoarelli
Beneficiário:João Carlos Riccó Plácido da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade visual   Ergonomia   Comunicação visual   Design gráfico

Resumo

Atualmente, o excesso de informações visuais presentes em todos os meios é constatado de forma veemente como, por exemplo, nas mídias impressas, internet e interfaces utilizadas pela publicidade, em conjunto com o design informacional. Estas informações visuais têm grande influência na vida dos seres humanos, uma vez que a visão desses indivíduos é o sentido mais empregado. Essas influências se dão, principalmente, por meio da utilização desmedida de recursos informacionais pelas empresas. Estudos sobre identidade visual não tem explorado de forma satisfatória essa problemática, favorecendo o pouco desenvolvimento dessa matéria em projetos nessa área. Em decorrência desse aspecto, nota-se a necessidade de definir parâmetros que possibilitem aplicação nesses projetos, tornando-os acessíveis à compreensão da maioria dos indivíduos - consumidores e, especialmente, usuários. O presente estudo tem por objetivo propor parâmetros para análise e desenvolvimento de identidades visuais, os quais serão balizados por meio dos conceitos de usabilidade visual, metodologias do design e a gestalt. Tais parâmetros serão analisados diante diferentes manuais de identidade visual. Na sequência, serão revisados por grupos profissionais, visando testar a eficiência dos parâmetros em projetos da área; e aplicados por alunos de graduação em design, em projetos de identidade visual. A análise dos resultados indicará a pertinência dos parâmetros propostos.