Busca avançada
Ano de início
Entree

Descrição osteológica do suspensório mandibular em jovens de Schizodon nasutus (Osteichthyes: Characiformes: Anostomidae)

Processo: 10/17895-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Cristiano Luis Rangel Moreira
Beneficiário:Caio Santos Neto
Instituição-sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Anostomidae   Characiformes   Morfologia animal   Ontogenia   Ictiologia

Resumo

Schizodon nasutus (Kner, 1858), membro do segundo gênero mais diverso da família Anostomidae, apresenta uma peculiar alteração morfológica ao longo de sua ontogenia. Durante seu desenvolvimento ocorre a migração da boca de uma posição superior como a encontrada em larvas e jovens para uma posição subterminal nos adultos. Nesta espécie, a mudança é a mais extrema, mas a transição de uma boca superior para uma terminal, também ocorre nas outras espécies de Schizodon e no seu grupo irmão Rhytiodus. Tal modificação pode ter um grande significado evolutivo porque o grupo mais relacionado a Schizodon+Rhytiodus é composto por espécies com a boca superior durante toda sua ontogenia. Alguns autores sugerem a hipótese de que um evento de pedomorfose, dentro de Anostomidae, seria o responsável por gerar a diversidade encontrada no clado composto por espécies de boca superior quando adultos. O trabalho visa descrever a osteologia do suspensório mandibular de S. nasutus e comparar com Anostomus ternetzi tentando corroborar esta hipótese. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)