Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação mente-corpo: um estudo sobre a suposta comunicação entre vivos e mortos através das cartas psicografadas por Francisco Cândido Xavier

Processo: 10/11047-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Francisco Lotufo Neto
Beneficiário:Alexandre Caroli Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sobrevivência   Estado de consciência   Mediunidade

Resumo

O estudo da relação mente-corpo vem suscitando, há séculos, incontáveis controvérsias. Duas principais hipóteses sustentam o debate sobre o tema: a de que a mente é um produto da atividade cerebral e, por outro lado, a de que o cérebro atua como um filtro para a manifestação da mente. A pesquisa de vivências tidas como espirituais pode assumir um importante papel para o conhecimento da relação mente-corpo (Moreira-Almeida, 2008). Existe no Brasil uma prática religiosa que se dá através da escrita de cartas supostamente elaboradas por "espíritos" de falecidos que se expressam através de "médiuns", pessoas que se apresentam como capazes de se comunicar com o "mundo espiritual". Essas missivas foram popularizadas por Francisco Cândido Xavier (1910-2002), mais conhecido como Chico Xavier. Elas são tema de vasta literatura leiga. Entretanto, ainda são raras as pesquisas acadêmicas sobre o tema, que é de grande importância para o estudo da relação mente-corpo. O objetivo deste projeto é investigar se as cartas psicografadas oferecem evidências de que houve obtenção anômala de informações, podendo, dessa forma, colaborar para a melhor compreensão da relação mente-corpo. A pesquisa será embasada em análises textuais das missivas e em entrevistas semi-estruturadas com seus destinatários e familiares próximos. Trata-se de um projeto colaborativo, de caráter interdisciplinar, proposto por dois pesquisadores: Alexandre Caroli Rocha, responsável pelos estudos textuais; e Denise Paraná, que se dedicará às entrevistas. Com base nos textos e nas entrevistas, pretendemos verificar as especificidades das informações contidas nas cartas, quais foram suas características mais significativas e quais os meios pelos quais o médium poderia ter obtido tais informações. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARANA, DENISE; ROCHA, ALEXANDRE CAROLI; FREIRE, ELIZABETH SCHMITT; NETO, FRANCISCO LOTUFO; MOREIRA-ALMEIDA, ALEXANDER. An Empirical Investigation of Alleged Mediumistic Writing A Case Study of Chico Xavier's Letters. JOURNAL OF NERVOUS AND MENTAL DISEASE, v. 207, n. 6, p. 497-504, JUN 2019. Citações Web of Science: 0.
ROCHA, ALEXANDRE CAROLI; PARANA, DENISE; FREIRE, ELIZABETH SCHMITT; NETO, FRANCISCO LOTUFO; MOREIRA-ALMEIDA, ALEXANDER. INVESTIGATING THE FIT AND ACCURACY OF ALLEGED MEDIUMISTIC WRITING: A CASE STUDY OF CHICO XAVIER'S LETTERS. EXPLORE-THE JOURNAL OF SCIENCE AND HEALING, v. 10, n. 5, p. 300-308, SEP-OCT 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.