Busca avançada
Ano de início
Entree

Características da integração da informação visual e verbal na memória de trabalho

Processo: 10/12472-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Cesar Alexis Galera
Beneficiário:Juliana Pardo Moura Campos Godoy
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Memória de curto prazo   Atenção (processos psicológicos)   Relações interpessoais

Resumo

O envolvimento da atenção na integração da informação em tarefas perceptivas é uma questão bem estabelecida. Mais recentemente tem havido um interesse crescente sobre o processo de integração da informação na memória de curto prazo, especificamente, sobre a necessidade da atenção para a codificação e para o armazenamento integrado da informação de diferentes modalidades. Neste estudo pretendemos investigar a integração da informação visual e verbal na memória de trabalho, comparando, no primeiro experimento, a capacidade de reconhecimento da memória de trabalho para estímulos visuais, verbais e para estímulos definidos pela conjunção da informação visual-verbal. No segundo experimento pretendemos determinar se a representação memorizada a curto prazo de um objeto codifica involuntariamente informações fonológicas associadas a ele. E finalmente, no terceiro experimento procuramos investigar se a integração de informações visuais e verbais na memória de trabalho requer recursos da atenção vindos do executivo central. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GODOY, Juliana Pardo Moura Campos. A conjunção da informação visual e verbal na memória de trabalho demanda mais atenção quando os estímulos são complexos. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.