Busca avançada
Ano de início
Entree

Representações da sexualidade em produto cultural: percepções e impressões de um filme

Processo: 10/14471-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Teixeira
Beneficiário:Valdair Grotto
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Internet   Sexualidade   Cinema   Consciência (percepção)

Resumo

O desenvolvimento tecnológico que afeta diretamente a comunicação entre sujeitos e enormemente a interatividade entre eles, que vem sendo cada vez mais foco de trabalhos de pesquisa em ciências sociais, é o ponto de partida para a proposta deste trabalho de característica multidisciplinar. Aqui, propõe-se buscar nos resultados das interações entre indivíduos de interesses comuns afiliados a redes de relacionamentos as percepções e impressões desse público em particular acerca de um objeto específico, no caso, o produto cultural cinematográfico. A rede de relacionamentos escolhida é a mais popular entre os brasileiros, o Orkut, e o produto cultural, o filme O Segredo de Brokeback Mountain, que inspirou a criação de comunidade homônima que agrega os indivíduos focados nesse trabalho. Para alcançar tal objetivo proposto, utilizar-se-á as ferramentas disponíveis para a obtenção do chamado discurso do sujeito coletivo, com software específico, além de entrevistas. Assim, a partir do resgate de informações disponibilizadas à consulta pública em redes de relacionamento na internet, pretende-se confirmar teorias de cinema que defendem a representação e identificação dos indivíduos em seu produto cultural, levando-os a esse reconhecimento no processo de comunicação com o espectador/receptor. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GROTTO, Valdair. Representações da sexualidade em produto cultural : percepções e impressões de um filme. 2012. 160 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Marília) Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.