Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização genética de uma população simpátrica de Epidendrum secundum e E. xanthinum (Orchidaceae): existe hibridação e fluxo gênico entre estas espécies?

Processo: 10/19617-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de outubro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Taxonomia Vegetal
Pesquisador responsável:Fábio Pinheiro
Beneficiário:Flávia Marília Cestari Magalhães
Instituição-sede: Instituto de Botânica. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Genética populacional   Orchidaceae   Sistemática   Evolução vegetal

Resumo

A família Orchidaceae é um dos grupos mais diversificados da atualidade, com cerca de 25.000 espécies. Epidendrum é o maior gênero dos Neotrópicos, apresentando grande diversidade morfológica, o que gerou, ao longo dos anos, diversas dúvidas taxonômicas quanto ao seu posicionamento genérico e à delimitação de muitas de suas espécies. Eventos de hibridação podem estar envolvidos na elevada diversidade morfológica observada em diversos grupos de espécies, bem como na diversificação de muitas linhagens e espécies. Eventos de hibridação natural em populações de orquídeas têm sido intensamente investigados em regiões temperadas, revelando que a hibridação natural em orquídeas pode originar uma ampla diversidade morfológica em diversos grupos de espécies, originado principalmente através do fluxo gênico entre espécies de ocorrência simpátrica. Na região Neotropical são raros os trabalhos que tenham investigado zonas de hibridação natural em orquídeas, e muito pouco se sabe sobre o papel deste processo evolutivo na diversificação de linhagens e espécies. O principal objetivo deste projeto é caracterizar geneticamente indivíduos de Epidendrum secundum e E. xanthinum provenientes de uma população simpátrica, utilizando marcadores microssatélites localizados no núcleo e no cloroplasto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, FABIO; DE MELO E GOUVEIA, TIAGO MANUEL ZANFRA; COZZOLINO, SALVATORE; CAFASSO, DONATA; CARDOSO-GUSTAVSON, POLIANA; SUZUKI, ROGERIO MAMORU; PALMA-SILVA, CLARISSE. Strong but permeable barriers to gene exchange between sister species of Epidendrum. AMERICAN JOURNAL OF BOTANY, v. 103, n. 8, p. 1472-1482, AUG 2016. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.