Busca avançada
Ano de início
Entree

Por uma Teoria Crítica das relações internacionais: as contribuições de Jürgen Habermas

Processo: 10/04376-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Teoria Política
Pesquisador responsável:José Geraldo Alberto Bertoncini Poker
Beneficiário:Beatriz Sabia Ferreira Alves
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Democracia

Resumo

Este projeto pretende considerar a teoria habermasiana como marco importante para a reconstrução do discurso teórico das Relações Internacionais, que vem sendo desgastado desde o fim da Guerra Fria com o rompimento do caráter infalível do equilíbrio de poder até então vigente. Para que seja possível identificar e demonstrar uma teoria própria para as Relações Internacionais no contexto da teoria habermasiana, será observada a relevância das estruturas normativas, da razão e da moral como elementos norteadores das construções sociais. Além de analisar a importância da ação comunicativa, do patriotismo constitucional e do diálogo democrático para as interações no sistema internacional. As respostas de Habermas frente aos desafios da globalização serão avaliadas para que seja possível vislumbrar um caminho à emancipação nas relações internacionais, respeitando o multiculturalismo e os Direitos Humanos. Essa perspectiva parte da argumentação dialógica de Habermas, que busca a razão comunicativa no mundo moderno, dentro de um contexto pós-nacional e que valide as reivindicações valorativas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALVES, Beatriz Sabia Ferreira. Por uma Teoria Crítica das Relações Internacionais : as contribuições de Jürgen Habermas. 2013. 239 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Marília).

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.