Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos efeitos antineoplásicos da zebularina em linhagens pediátricas de leucemia linfóide aguda

Processo: 10/14378-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Luiz Gonzaga Tone
Beneficiário:Augusto Faria Andrade
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Epigênese genética   Leucemia-linfoma linfoblástico de células precursoras   Neoplasias   Oncologia

Resumo

A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é a neoplasia hematológica mais comum na infância e representa uma doença heterogênea em relação à biologia e ao prognóstico. O tratamento é dividido em terapia de indução de remissão, intensificação ou consolidação e manutenção (administração de mercaptopurina e metotrexato). Apesar dos avanços no tratamento cerca de 20% dos pacientes apresentam recaída da doença e/ou óbito indicando a necessidade de terapias diferenciadas para esse grupo. Recentemente, drogas epigenéticas como os inibidores de DNA-metiltransferases (iDNMTs) tem mostrado efeitos anti-neoplásicos e resultados promissores para o tratamento de diversos tipos de neoplasias incluindo a LLA. Considerando que parte dos pacientes portadores de LLA apresentam má-resposta ao tratamento quimioterápico, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um iDNMT (Zebularina) associado à quimioterápicos (mercaptopurina e metotrexato) em linhagens celulares de LLA, como provável terapia adjuvante em leucemias linfóides agudas refratárias ao tratamento convencional.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANDRADE, AUGUSTO F.; BORGES, KLEITON S.; CASTRO-GAMERO, ANGEL M.; SILVEIRA, VANESSA S.; SUAZO, VERIDIANA K.; OLIVEIRA, JAQUELINE C.; MORENO, DANIEL A.; DE PAULA QUEIROZ, ROSANE G.; SCRIDELI, CARLOS A.; TONE, LUIZ G. Zebularine induces chemosensitization to methotrexate and efficiently decreases AhR gene methylation in childhood acute lymphoblastic leukemia cells. ANTI-CANCER DRUGS, v. 25, n. 1, p. 72-81, JAN 2014. Citações Web of Science: 16.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Augusto Faria. Avaliação dos Efeitos Antineoplásicos da Zebularina em Linhagens Pediátricas de Leucemia Linfoide Aguda.. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.