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Avaliação de um Treinamento de Habilidades Sociais para estudantes universitários com fobia social

Processo: 10/04128-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Juliana Ferreira da Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fobia social   Desenvolvimento   Estudantes universitários   Saúde mental

Resumo

Os universitários são expostos a uma diversidade de situações sociais que repetidas vezes são enfrentadas com dificuldade e tentativas de esquiva, o que constitui fator de risco para a fobia social. Considerando que a pessoa habilidosa socialmente decodifica corretamente o desempenho esperado e assim maximiza os ganhos para a interação, questiona-se a efetividade do treinamento de habilidades sociais para os universitários com fobia social. A literatura tem dado pouca ênfase no sentido de propor programas de tratamento efetivos para as demandas interpessoais dos fóbicos sociais, o que torna relevante a proposta do presente estudo. Nessa perspectiva, constituem-se objetivos desta investigação: a) caracterização das habilidades sociais e das dificuldades dos universitários com fobia social a partir da SCID; b) a partir do repertório presente, oferecer um treinamento de habilidades sociais já testado empiricamente para universitários sem fobia social; c) descrever resultados de produto do treinamento comparando as medidas de pré, pós-teste e seguimento a partir de um delineamento de linha de base múltipla de sujeito único; d) descrever resultados de processo do treinamento a partir de duas medidas: uma checklist a ser respondida no início de cada sessão e tarefas de casa de auto-registro entregues e discutidas em cada início de sessão. A seleção dos participantes foi iniciada a partir de um banco de dados de 600 universitários provenientes de projeto financiado pela FAPESP em que foram identificados 24 universitários com diagnóstico de fobia social sem comorbidades, obtido a partir da SCID, dos quais, no momento da entrevista (ano 2009), 17 indicaram interesse por intervenção, no entanto, em 2010, após contatá-los para reafirmar o interesse e iniciar a coleta de linha de base apenas dois deles reafirmaram o interesse. Então serão participantes deste estudo dois universitários, um homem e uma mulher, que responderão a roteiro de entrevista, inventário, checklist e protocolos de auto-registro de forma a abordar questões sobre relacionamento interpessoal antes, durante e após a intervenção. Como linha de base ambos participantes responderão aos instrumentos e o primeiro universitário participará da intervenção. Ao término dessa os dois participantes serão avaliados novamente e iniciará a intervenção com o participante 2 que, ao término será avaliado. Também está previsto avaliar após 6 meses do término da intervenção, como medida de seguimento. A intervenção será realizada na clínica escola da universidade e contará com 12 encontros semanais com aproximadamente duas horas de duração, conduzidos pela própria pesquisadora. Serão abordados temas como: comunicação, expressão se sentimentos, direitos humanos, seguindo o planejamento elaborado a partir da literatura. Serão tabulados os dados da linha de base, pré-teste, pós-teste e seguimento para ambos os participantes e para todos os instrumentos, incluindo os de avaliação processual. Os dados tabulados serão comparados para cada instrumento e nas três medidas de avaliação, para verificar se houve mudanças após a intervenção e se os resultados se mantiveram. Esta pesquisa fornecerá informações importantes para futuras intervenções com universitários trazendo implicações para a psicologia clínica e áreas afins.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Juliana Ferreira da. Efeitos de uma intervenção comportamental com treino de habilidades sociais para universitários com fobia social. 2012. 156 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências. Bauru.

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