Bolsa 10/04128-3 - Fobia social, Estudantes universitários - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de um treinamento de habilidades sociais para estudantes universitários com fobia social

Processo: 10/04128-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Juliana Ferreira da Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Fobia social   Estudantes universitários   Saúde mental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | Fobia social | Saúde Mental | Universitários | Universitários

Resumo

Os universitários são expostos a uma diversidade de situações sociais que repetidas vezes são enfrentadas com dificuldade e tentativas de esquiva, o que constitui fator de risco para a fobia social. Considerando que a pessoa habilidosa socialmente decodifica corretamente o desempenho esperado e assim maximiza os ganhos para a interação, questiona-se a efetividade do treinamento de habilidades sociais para os universitários com fobia social. A literatura tem dado pouca ênfase no sentido de propor programas de tratamento efetivos para as demandas interpessoais dos fóbicos sociais, o que torna relevante a proposta do presente estudo. Nessa perspectiva, constituem-se objetivos desta investigação: a) caracterização das habilidades sociais e das dificuldades dos universitários com fobia social a partir da SCID; b) a partir do repertório presente, oferecer um treinamento de habilidades sociais já testado empiricamente para universitários sem fobia social; c) descrever resultados de produto do treinamento comparando as medidas de pré, pós-teste e seguimento a partir de um delineamento de linha de base múltipla de sujeito único; d) descrever resultados de processo do treinamento a partir de duas medidas: uma checklist a ser respondida no início de cada sessão e tarefas de casa de auto-registro entregues e discutidas em cada início de sessão. A seleção dos participantes foi iniciada a partir de um banco de dados de 600 universitários provenientes de projeto financiado pela FAPESP em que foram identificados 24 universitários com diagnóstico de fobia social sem comorbidades, obtido a partir da SCID, dos quais, no momento da entrevista (ano 2009), 17 indicaram interesse por intervenção, no entanto, em 2010, após contatá-los para reafirmar o interesse e iniciar a coleta de linha de base apenas dois deles reafirmaram o interesse. Então serão participantes deste estudo dois universitários, um homem e uma mulher, que responderão a roteiro de entrevista, inventário, checklist e protocolos de auto-registro de forma a abordar questões sobre relacionamento interpessoal antes, durante e após a intervenção. Como linha de base ambos participantes responderão aos instrumentos e o primeiro universitário participará da intervenção. Ao término dessa os dois participantes serão avaliados novamente e iniciará a intervenção com o participante 2 que, ao término será avaliado. Também está previsto avaliar após 6 meses do término da intervenção, como medida de seguimento. A intervenção será realizada na clínica escola da universidade e contará com 12 encontros semanais com aproximadamente duas horas de duração, conduzidos pela própria pesquisadora. Serão abordados temas como: comunicação, expressão se sentimentos, direitos humanos, seguindo o planejamento elaborado a partir da literatura. Serão tabulados os dados da linha de base, pré-teste, pós-teste e seguimento para ambos os participantes e para todos os instrumentos, incluindo os de avaliação processual. Os dados tabulados serão comparados para cada instrumento e nas três medidas de avaliação, para verificar se houve mudanças após a intervenção e se os resultados se mantiveram. Esta pesquisa fornecerá informações importantes para futuras intervenções com universitários trazendo implicações para a psicologia clínica e áreas afins.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Juliana Ferreira da. Efeitos de uma intervenção comportamental com treino de habilidades sociais para universitários com fobia social. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.