Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do tratamento com sibutramina sobre a qualidade espermática de ratos machos Wistar

Processo: 10/13948-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Embriologia
Pesquisador responsável:Wilma de Grava Kempinas
Beneficiário:Cibele dos Santos Borges
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Fertilidade   Ratos   Sibutramina   Epididimo   Espermatozoides

Resumo

Dentre várias doenças metabólicas a obesidade representa um dos principais fatores de risco para diversas patologias. Drogas inibidoras de apetite são usadas cada vez mais freqüentemente para o tratamento da obesidade, destacando-se a eficácia do fármaco sibutramina. Por razões culturais e pressão social sabe-se que mesmo pessoas que apresentam Índice de Massa Corpórea (IMC) adequado, não necessitando reduzir o peso corporal, fazem uso desta droga. Embora haja relatos na literatura que a sibutramina promova elevação da pressão sangüínea e freqüência cardíaca, poucos trabalhos relacionam o tratamento com sibutramina e a função reprodutiva. Estudos que estão sendo conduzidos em nosso laboratório, utilizando o rato como modelo experimental, demonstraram alterações na esfera reprodutiva masculina. Dando continuidade e aprofundando esses estudos preliminares, o objetivo do presente trabalho é investigar possíveis alterações na qualidade espermática em ratos machos adultos causadas pela exposição a sibutramina. Para tanto, ratos Wistar adultos (90 dias de idade) serão tratados por 30 dias com sibutramina e, em seguida, avaliados quanto aos parâmetros espermáticos, níveis hormonais, análise histológica dos testículos e epidídimos, fertilidade após inseminação artificial, proteínas de membrana espermática, reatividade do ducto epididimário e receptores de andrógenos. O tema do projeto é atual e de grande importância, considerando-se a alta incidência da obesidade na população em geral e ao aumento do uso de medicamentos para o tratamento deste distúrbio, além do uso desenfreado de drogas anorexígenas para a promoção da estética, com possíveis repercussões negativas para a saúde dos usuários.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES, CIBELE S.; MISSASSI, GABRIELA; PACINI, ENIO S. A.; KIGUTI, LUIZ RICARDO A.; SANABRIA, MARCIANA; SILVA, RAQUEL F.; BANZATO, THAIS P.; PEROBELLI, JULIANA E.; PUPO, ANDRE S.; KEMPINAS, WILMA G. Slimmer or Fertile? Pharmacological Mechanisms Involved in Reduced Sperm Quality and Fertility in Rats Exposed to the Anorexigen Sibutramine. PLoS One, v. 8, n. 6 JUN 12 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.