Busca avançada
Ano de início
Entree

O resto do sertão: testemunho, soberania e modernidade em "Grande Sertão: veredas"

Processo: 10/02431-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Brasileira
Pesquisador responsável:Márcio Orlando Seligmann-Silva
Beneficiário:Felipe Bier Nogueira
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55087-7 - Escritas da violência, AP.TEM
Assunto(s):Guimarães Rosa

Resumo

O projeto tem como objetivo tecer um exame crítico do romance Grande Sertão: veredas, de Guimarães Rosa, de modo a compreender a penetração da temática da modernização através da representação da violência na trama. Propõe-se como método de abordagem da obra uma leitura que se desdobra em duas chaves: a primeira, um recorte horizontal, calcado na história brasileira; a segunda, um aporte transversal, cujo fim é mostrar o ponto em que, através dos agenciamentos que a representação da violência no romance movimenta, a obra rasga seu invólucro particular - a mise-en-scène do declínio do poder patriarcal brasileiro e a consolidação da mediação das relações sociais pela lei no universo do sertão - e avança em direção à matéria bruta da soberania moderna - na qual a relação intrínseca entre lei e violência é fundamental. Partindo do trabalho sobre três principais eixos analíticos - a saber, o rastreamento de questionamentos éticos no romance, o estudo das metamorfoses na feição da violência e a pesquisa do entrelaçamento entre violência, amor, culpa e linguagem nas relações entre Riobaldo e Diadorim -, espera-se propor a identificação da substância mobilizadora tanto de aspectos do conteúdo da obra quanto de seu estatuto formal.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NOGUEIRA, Felipe Bier. O resto do sertão : faces da modernidade em Grande Sertão : veredas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.