Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da composição da película adquirida formada sobre esmalte e dentina através de técnicas proteômicas

Processo: 10/13865-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Melina Rodrigues Bellini
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/10452-3 - Determinação da composição da película adquirida formada em esmalte e dentina usando técnicas proteômicas, BE.EP.MS
Assunto(s):Bioquímica   Proteômica   Erosão dentária   Esmalte dentário   Dentina   Espectrometria de massas

Resumo

O objetivo deste trabalho será comparar a expressão protéica diferencial em películas adquiridas formadas in situ, em diferentes tempos, sobre o esmalte e sobre a dentina humana . Para isto, serão utilizados 54 blocos de esmalte e 54 blocos de dentina humana (3X3 mm). Os experimentos serão realizados em dois dias consecutivos. No primeiro dia, os voluntários (n=9) utilizarão um dispositivo mandibular contendo 6 blocos de esmalte e 6 de dentina bovina. Após permanecer com o dispositivo na cavidade bucal por 10 ou 120 minutos para formação de película adquirida, os blocos serão removidos e a película adquirida será removida com um papel de filtro umedecido em ácido cítrico as 6%. Será feito um "pool' com os papeis de filtro obtidos dos 9 voluntários, para cada tipo de substrato e tempo de coleta. No segundo dia os procedimentos serão repetidos, mas não será feitos o "pool' das amostras,. Para que seja possível avaliar a variabilidade individual. Após extração das proteínas, as mesmas serão submetidas a fracionamento por cromatografia de troca iônica. As frações coletadas serão concentradas e submetidas à cromatografia liquida de fase reversa interligada a um espectrômetro de massas (LC-ESI-MS/MS). Os dados obtidos de MS/MS serão processados e submetidos conjuntamente ao programa SQUEST (Bioworks Browser 3.2, Thermo-Finnigan, São Jose, CA, USA). As buscas serão feitas utilizando-se os bancos de dados SWISS-PROT e TrEMBL .

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BELLINI, Melina Rodrigues. Determinação da composição da película adquirida formada in situ sobre o esmalte e dentina humanos através de análise proteômica. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.