Busca avançada
Ano de início
Entree

Modernidade periférica, Estado de Direito e esfera pública: por um novo enquadramento do debate a partir de um diálogo brasileiro com as Teorias do Discurso e dos sistemas

Processo: 10/12853-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Teoria do Direito
Pesquisador responsável:Marcelo da Costa Pinto Neves
Beneficiário:Pedro Henrique Gonçalves de Oliveira Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Direito (FD). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Esfera pública

Resumo

Como pensar a influência de associações e organizações da sociedade civil na esfera pública e no âmbito do Estado de Direito brasileiro, levando-se em conta a complexidade da sociedade moderna diferenciada funcionalmente e os debates que apontam para transformações do funcionamento da democracia contemporânea sem perder de vista as características peculiares da condição de modernidade periférica do Brasil? Busca-se trabalhar esta problemática propondo um deslocamento do debate acerca das concepções de sociedade civil, de esfera pública e de Estado de Direito a partir de um diálogo entre as teorias dos sistemas (Niklas Luhmann) e do discurso (Jürgen Habermas) aplicado ao contexto brasileiro (cf. o modelo de Marcelo Neves de esfera pública como arena de intermediação do dissenso conteudístico e do consenso procedimental orientada para influenciar procedimentos constitucionais). Em um contexto contemporâneo de intensa reflexão acerca das novas formas de representação política que parecem ganhar centralidade na teoria democrática posterior aos anos 80, e num momento no qual as teorias mais carregadas normativamente em sua concepção de sociedade civil enfrentam impasses "descritivos" e "normativos", a necessidade de um novo enquadramento teórico deste debate específico parece despontar na literatura especializada. Uma proposta teórica que vise recolocar os termos deste debate poderá oferecer ferramentas analíticas frutíferas tanto do ponto de vista da compreensão deste fenômeno; quanto do ponto de vista político, vislumbrando possibilidades de reformas institucionais e legislativas. O objetivo deste estudo é contribuir para este caminho.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Pedro Henrique Gonçalves de Oliveira. Entre eclusas e espelhos: a esférica pública vista a partir de uma leitura crítica de Niklas Luhmann e de debates contemporâneos. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Direito São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.