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Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos

Processo: 10/13911-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Deisy das Graças de Souza
Beneficiário:Thaís Arantes Ribeiro
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Exclusão   Aprendizagem relacional   Responder por exclusão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem relacional | aquisição de vocabulário | crianças | exclusão | mapeamento rápido | Responder por exclusão

Resumo

O responder por "exclusão" ou mapeamento rápido (tendência a relacionar eventos novos em uma situação a que relações previamente aprendidas não se aplicam) vem sendo considerado como um dos processos pelo qual as crianças aprendem a relacionar palavras novas a objetos ou eventos. O responder por exclusão foi demonstrado em muitos estudos que, em geral, simulam a aprendizagem de relações do tipo substantivo (nome-objeto). A tarefa experimental típica é a de escolha de acordo com o modelo em que os estímulos modelo geralmente são palavras e os estímulos de comparação ou escolha são figuras de objetos ou os próprios objetos. O presente estudo tem como objetivo verificar se o responder por exclusão também ocorre no ensino de relações palavra-qualidade: os estímulos modelo ditados serão adjetivos e os estímulos de comparação visuais serão propriedades ou qualidades de objetos, pessoas ou eventos. Um segundo objetivo será verificar se existe relação entre a quantidade de tentativas de exclusão e a aprendizagem das novas relações que se pretende ensinar. Participarão do estudo 24 crianças de pré-escola, com 24 a 27 meses de idade, com desenvolvimento típico. Inicialmente será estabelecida uma linha de base de discriminações condicionais auditivo-visuais com adjetivos (/alegre/, /triste/, /bravo/) como modelos e faces estilizadas como estímulos de comparação; sondas de exclusão apresentarão as pseudopalavras /guli/ ou /neja / como modelo, uma face relacionada a uma palavra na linha de base (face definida) e uma face indefinida (não relacionada a palavras na linha de base). Selecionar a face indefinida evidenciará controle por exclusão ou mapeamento rápido. Tentativas adicionais de linha de base e de exclusão serão intercaladas com sondas de aprendizagem para verificar se (e depois de quantas tentativas) o responder por exclusão também resulta na aprendizagem da relação palavra ditada-característica da face para as duas peseudopalavras.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, THAIS ARANTES; GALLANO, TAMIRIS POLETINI; SOUZA, DEBORA DE HOLLANDA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS. Responding and Learning by Exclusion in 2-Year-Olds: The Case of Adjectives. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 3, p. 293-314, . (08/57705-8, 10/13911-3)