Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalização intracelular desencadeada por concentração subtóxica de estreptozotocina em células neuro2A: modelo in vitro de neurodegeneração associada ao Alzheimer

Processo: 10/14090-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:Cristoforo Scavone
Beneficiário:Caio Henrique Yokoyama Mazucanti
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Alzheimer   Resistência à insulina   Estreptozotocina   Neurociências

Resumo

A Doença de Alzheimer (DA) é causa mais comum de demência e é caracterizada clinicamente por comprometimentos cognitivos. Histologicamente é caracterizada pela formação de placas senis e emaranhados neurofibrilares intracelulares resultantes de alterações do metabolismo do peptídeo beta amilóide e da hiperfosforilação da proteína tau, respectivamente. Essas alterações parecem, em parte, ser uma decorrência de uma deficiência na sinalização da insulina e conseqüente resistência do encéfalo a esse hormônio, sugerindo que a DA esporádica tenha uma relação com o Diabetes mellitus. A estreptozotocina tem sido utilizada como modelo de indução do Diabetes, e mais recentemente como modelo experimental da DA. Nosso objetivo para esse projeto de pesquisa é o de avaliar a produção de espécies reativas de oxigênio em uma linhagem neuronal após exposição a doses subtóxicas de estreptozotocina (STZ) e tentar traçar uma relação com a regulação da cascata intracelular de insulina e o processo neurodegenerativo ocorrido na Doença de Alzheimer (DA). Vários estudos apontam a possibilidade do distúrbio da sinalização intracelular de insulina por agentes oxidantes. Nesse sentido, o estudo dos mecanismos intracelulares desencadeados por uma concentração subtóxica de STZ pode contribuir na elucidação de novos alvos terapêuticos para a DA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CRUNFLI, FERNANDA; MAZUCANTI, CAIO HENRIQUE; MACEDO DE MORAES, RUAN CARLOS; COSTA, ANDRESSA PEREIRA; RODRIGUES, ALICE CRISTINA; SCAVONE, CRISTOFORO; TORRAO, ANDREA DA SILVA. NO-Dependent Akt Inactivation by S-Nitrosylation as a Possible Mechanism of STZ-Induced Neuronal Insulin Resistance. JOURNAL OF ALZHEIMER'S DISEASE, v. 65, n. 4, p. 1427-1443, 2018. Citações Web of Science: 1.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MAZUCANTI, Caio Henrique Yokoyama. Sinalização intracelular desencadeada por concentrações subtóxicas de estreptozotocina em células neuro-2A: modelo in vitro de neurodegeneração associada à doença de Alzheimer.. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.