Busca avançada
Ano de início
Entree

Inovações curriculares em ensino de física moderna: Investigando uma parceria entre professores e centro de ciências

Processo: 10/16843-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cibelle Celestino Silva
Beneficiário:Pedro Donizete Colombo Junior
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Ensino de física   Educação não formal   Física moderna

Resumo

Esta proposta de pesquisa enfoca a inserção de física moderna no ensino médio a partir do tema "Física Solar". Em parceria com professores em atuação, vamos investigar o processo de transposição didática entre os conteúdos de física solar e física moderna num contexto de educação não formal. Objetiva-se com isto fundamentar a utilização de sequências de ensino e aprendizagem que incorporem elementos da sala de aula com atividades em um centro de ciências, levando em conta o saber docente. Dessa maneira, conteúdos essenciais de física moderna adquirem uma nova abordagem ao serem ensinados tanto no contexto escolar quanto no contexto de centro de ciências. O centro de ciências escolhido para o desenvolvimento da pesquisa é o Observatório Astronômico do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), particularmente a "Sala Solar", que é um espaço equipado e devotado para o estudo do Sol da perspectiva da divulgação científica para público escolar e leigo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEDRO DONIZETE COLOMBO JUNIOR; CIBELLE CELESTINO SILVA. RELAÇÕES ARTICULADORAS: VIABILIZANDO O USO INSTRUMENTAL DO LOSANGO DIDÁTICO EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte), v. 22, p. -, 2020.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JUNIOR, Pedro Donizete Colombo. Inovações curriculares em ensino de física moderna: investigando uma parceria entre professores e centro de ciências. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.