Bolsa 10/03354-0 - Turismo internacional, Marketing internacional - BV FAPESP
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Identidade e imagem de marca-país: as estratégias de comunicação da marca Brasil nos Estados Unidos da América

Processo: 10/03354-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Janaina de Moura Engracia Giraldi
Beneficiário:Fabiana Gondim Mariutti
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Turismo internacional   Marketing internacional   Marca país   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:comunicação estratégica de marketing | imagem do Brasil | imagem do país de origem | marca-país | marketing estratégico de lugares | turismo internacional | Marketing Internacional

Resumo

O mercado de turismo está em plena expansão no mundo globalizado, diversificado mercadologicamente e competitivo internacionalmente, com um crescimento acelerado previsto para esta nova década. Relacionado a tal fato, há o fenômeno efeito de país de origem, o qual é prezado diante de um segmento que está com a representatividade pouco explorada comercialmente pelo Brasil no cenário turístico internacional. A consideração da marca-país, como sendo a percepção da imagem e as associações da marca de uma nação - vista pelos estrangeiros, é um aspecto freqüentemente presente, seja no panorama político, econômico, social, acadêmico, na moda, no esporte, no cinema e, finalmente no turismo. Neste contexto, o Brasil necessita de estudos sobre seu próprio conceito de país de origem, sobre o fortalecimento de sua própria marca e, principalmente, sobre sua atuação como imagem de destino. Com a revisão da literatura obtida, verifica-se que há poucos trabalhos em relação à marca Brasil. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo é analisar a convergência entre as estratégias de comunicação definidas para a marca Brasil no setor de turismo pela Embratur com as efetivamente utilizadas pelas agências de turismo nos Estados Unidos da América; país escolhido por estar em segundo lugar nos gastos com turismo no mundo e como segundo maior emissor de turistas ao Brasil nos últimos cinco anos. A pesquisa será exploratória a partir de entrevistas em profundidade com membros da Embratur e com agências de turismo norte-americanas. Com base nos dados qualitativos recolhidos, será elaborada a análise de conteúdo. Acredita-se que esta investigação sobre as estratégias de comunicação fomente transações dos pacotes turísticos brasileiros em um país com consumidores em prospecção. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIUTTI, Fabiana Gondim. Identidade de marca-país: comunicação da marca Brasil nos Estados Unidos da América. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

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