Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da autoria feminina na poesia de EMILY Dickinson

Processo: 09/13163-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Alcides Cardoso dos Santos
Beneficiário:Natalia Helena Wiechmann
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Poesia   Literatura norte-americana   Literatura

Resumo

O presente projeto de mestrado tem por objetivo estudar a poesia de Emily Dickinson a partir de uma perspectiva teórico-literária de gênero que revele a consciência da poeta sobre as relações de gênero em seu contexto histórico-cultural e suas conseqüências e/ou manifestações na produção poética. Em outras palavras, tomando como pressupostos a sociedade patriarcal norte-americana do século XIX e a intensa produção poética de Emily Dickinson, os mais de 1000 poemas descobertos somente após sua morte, este estudo confrontará os poemas de Dickinson com as concepções dessa sociedade (mais especificamente no que concerne o fazer literário) para que, dessa forma, possamos definir e explorar as marcas da presença do feminino em sua obra.Algumas questões que farão parte desta pesquisa são, por um lado, a tradição literária sulista norte-americana marcadamente masculina, o ideal feminino sob o olhar masculino e os estereótipos aos quais as mulheres foram confinadas dentro e fora da literatura. Por outro lado, examinaremos as formas que estas questões tomaram na poesia de Emily Dickinson, dentre elas o subtexto que denuncia o grau de consciência da autoria feminina, as imagens poéticas que condensam a experiência da poeta com a autoridade poética e social masculina e a sua dicção poética particular, que indica uma atitude de resistência poética às convenções lingüísticas e poéticas de seu tempo. Para isso, será definido ao longo da pesquisa um corpus de poemas que possibilitem as reflexões propostas aqui. O embasamento teórico para esta pesquisa é dado, principalmente, pela crítica feminista de vertente norte-americana como proposta por Sandra Gilbert e Susan Gubar em The Madwoman in the Attic (1979) e por outros autores e textos ligados à crítica feminista, que serão apresentados na bibliografia deste projeto.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WIECHMANN, Natalia Helena. A questão da autoria feminina na poesia de Emily Dickinson. 2012. 166 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.