Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de polimorfismos da região controle do DNA mitocondrial em indivíduos residentes no Espírito Santo para utilização na identificação humana

Processo: 10/14502-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética
Pesquisador responsável:Regina Maria Barretto Cicarelli
Beneficiário:Naiara Martins Sanches
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Genética forense   Polimorfismo genético   Espírito Santo

Resumo

A identificação humana através da análise de DNA utiliza o perfil genético de um indivíduo baseado na combinação de diversos marcadores que são herdados de seus progenitores. Esses marcadores são geralmente diferenças nas sequências de DNA nuclear entre os indivíduos (polimorfismos). Em alguns casos, entretanto, a análise do DNA nuclear não pode ser aplicada. Isso ocorre quando o DNA da amostra apresenta-se degradado ou em casos onde o material biológico não apresenta o DNA nuclear. Nestes casos, a análise do DNA mitocondrial (DNA mt) é o método de escolha. O objetivo deste trabalho é estudar os polimorfismos presentes na região controle do DNA mt em 100 indivíduos residentes no Espírito Santo, para utilização na identificação humana. Além disso, será realizada uma reação de SNaPshot em multiplex contendo 30 SNPs que permitirão a classificação das amostras em haplogrupos do DNA mt, revelando a origem materna dos indivíduos.Assim, pretende-se utilizar os resultados do projeto no auxílio da elucidação de casos forenses pela polícia científica, difundindo a análise do DNA mt no contexto brasileiro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANCHES, NAIARA M.; PANETO, GREICIANE G.; FIGUEIREDO, RAQUEL F.; DE MELLO, ALINE O.; CICARELLI, REGINA M. B. Mitochondrial DNA control region diversity in a population from Espirito Santo state, Brazil. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 41, n. 10, p. 6645-6648, OCT 2014. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANCHES, Naiara Martins. Análise de polimorfismos da região controle do dna mitocondrial em indivíduos nascidos e residentes no estado do espírito santo para utilização na identificação humana. 2012. 73 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.