Busca avançada
Ano de início
Entree

Farmacocinética pré-clínica do composto 1-(2,6-diclorofenil)indolin-2-ona (DICCIC), candidato a pró-fármaco, com propriedades anti-inflamatórias

Processo: 09/12664-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Michel Leandro de Campos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética

Resumo

Os fármacos antiinflamatórios não esteroidais AINEs são a base do tratamento para o controle da inflamação e das patologias músculo esqueléticas com grande impacto na sociedade, como artrite reumatóide (AR) e osteoartrite (OA), e existe uma prerrogativa de benefícios na utilização de AINEs para a prevenção do desenvolvimento da doença de Alzheimer (DA). Como toda farmacoterapia, a indicação dos AINEs requer a avaliação do risco benefício e entre os seus principais efeitos adversos estão a gastroulceração, problemas renais e eventos cardiovasculares. Há mecanismos que justificam a toxicidade sobre a mucosa gástrica, um deles é o contato direto em conseqüência da natureza ácida dos fármacos. Pesquisas na área farmacêutica têm sido realizadas com a finalidade de desenvolvimento de novos fármacos e/ou terapias aplicáveis ao tratamento das inflamações crônicas assim como para a DA, que possuam maior eficácia com supressão dos sintomas causados pela doença e menor incidência e gravidade de efeitos colaterais. Nesse sentido, Chung et al, mediante o emprego de latenciação, sintetizaram o composto derivado de diclofenaco planejado como candidato a pró-fármaco - 1-(2,6-diclorofenil)indolin-2-ona (DICCIC) - que demonstrou atividade antiinflamatória, avaliada por teste em edema de pata de rato induzido por carragenina levemente superior a do diclofenaco, porém sem promover gastroulceração significativa figuras em anexo.O DICCIC, resultante de reação intramolecular, teve o grupo ácido carboxílico presente na molécula matriz mascarado, o que reduziu a natureza ácida da molécula, responsável por um dos mecanismos causadores da irritação da mucosa gástrica. O composto demonstrou estabilidade em testes de hidrólise tanto in vitro (pH 1,2 e 7,4); quanto ex vivo (em plasma humano).A avaliação do perfil farmacocinético é essencial para continuidade do desenvolvimento de um fármaco de potencial uso na terapia. Para tal é necessária a disponibilidade de métodos bioanalíticos que possuam limites de confiança adequados à esta finalidade. Assim, o presente projeto visa o desenvolvimento e validação de método bioanalítico e a avaliação do perfil farmacocinético em modelo animal (ratos Wistar) do DICCIC comparando-o com o fármaco matriz, diclofenaco.A investigação do perfil farmacocinético in vivo viabiliza a obtenção dos primeiros parâmetros farmacocinéticos do novo composto tais como biodisponibilidade, Clearance, Volume de distribuição, meia vida entre outros. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, JEAN LEANDRO; MOREIRA, VANESSA; CAMPOS, MICHEL LEANDRO; CHELUCCI, RAFAEL CONSOLIN; BARBIERI, KARINA PEREIRA; MAGGIO DE CASTRO SOUTO, POLLYANA CRISTINA; MATSUBARA, MARCIO HIDEKI; TEIXEIRA, CATARINA; BOSQUESI, PRISCILA LONGHIN; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES; CHIN, CHUNG MAN. Pharmacological Evaluation and Preliminary Pharmacokinetics Studies of a New Diclofenac Prodrug without Gastric Ulceration Effect. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 13, n. 11, p. 15305-15320, NOV 2012. Citações Web of Science: 6.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Michel Leandro de. Farmacocinética pré-clínica do composto 1-(2,6-diclorofenil)indolin-2-ona (DICCIC), pró-fármaco de diclofenaco. 2012. 97 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Farmaceuticas. Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.