Busca avançada
Ano de início
Entree

Friedrich Schlegel: Relato sobre as obras poéticas de Giovanni Boccaccio: tradução e estudo preliminar

Processo: 10/12771-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 30 de novembro de 2011
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Regina Lúcia Pontieri
Beneficiário:Constantino Luz de Medeiros
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas literárias   Romantismo   Conto

Resumo

Partindo da tradução do texto inédito em língua portuguesa de Friedrich Schlegel (1772-1829), "Nachricht von den Poetischen Werken des Johannes Boccaccio" ("Ensaio sobre as obras poéticas de Giovanni Boccacio"), datado de 1801, sobre Giovanni Boccacio e sua obra "Decamerão", o projeto tentará elucidar a importância da obra de Boccacio para Friedrich Schlegel. Com o intuito de investigar a importância de Boccacio como fundador da forma narrativa "conto" no ocidente, buscaremos entender o conceito de "forma ideal", como revelação da "ânsia de infinito" para Friedrich Schlegel, bem como a parte de sua Teoria Estética que trata da "completude" e "unidade do todo orgânico" na obra literária. A Teoria Estética de Friedrich Schlegel, filósofo, crítico literário, ensaísta e fundador do "Primeiro Romantismo Alemão", será o ponto de partida do projeto para a análise e conceitualização da ideia romântica sobre o conto como forma narrativa breve que, tal qual fragmento, gênero excepcionalmente romântico, exterioriza a organicidade de suas partes, a completude e a intensidade de efeito conseguidas através de sua brevidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDEIROS, Constantino Luz de. Friedrich Schlegel: \"Relato sobre as obras poéticas de Giovanni Boccaccio\". Tradução e estudo preliminar.. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.