Busca avançada
Ano de início
Entree

Medidas de ressonância de spin eletrônico (RSE) em polianilina dopada com plastificante e de condutividade a.c. e RSE em óxidos.

Processo: 10/12790-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Lygia Christina de Moura Walmsley
Beneficiário:Vinicius Tadeu Santana
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/13971-1 - Investigação por EPR de defeitos em amostras policristalinas de BiMn2O5, BE.EP.MS
Assunto(s):Desenvolvimento de novos materiais

Resumo

Os óxidos de metal de transição têm sido objeto de muitos estudos nas últimas décadas e têm revelado importantes propriedades, não apenas do ponto de vista do uso potencial em aplicações tecnológicas, como também na física envolvida. Entre as propriedades físicas destes compostos que tem sido correntemente investigados, ressaltamos as propriedades supercondutoras e o efeito de magnetoresistência gigante. Muitos destes óxidos se formam com a estrutura perovskita simples, podendo cristalizar numa variante dela, a estrutura perovskita dupla. A forma geral desta é A2B'B''O6, em que o cátion A ocupa os vértices de um cubo, enquanto os cátions B' e B'' se alternam nos centros dos octaedros de oxigênio. As propriedades estruturais, eletrônicas e magnéticas estão altamente conectadas e são fortemente dependentes do grau de hibridização dos orbitais d dos cátions B''. Acredita-se que o estudo de condutividade a.c. e constante dielétrica nas séries inéditas de perovskitas duplas Ca2-xLaxFeIrO6 e Sr2-xLaxFeIrO6 pode mostrar correlações importantes entre as propriedades magnéticas e elétricas nesses sistemas fortemente correlacionados. Em relação às medidas de constante dielétrica e condutividade a.c. nada foi encontrado até o momento na literatura. Neste projeto estudaremos a condutividade a.c. e a constante dielétrica nas séries inéditas de perovskitas duplas Ca2-xLaxFeIrO6 e Sr2-xLaxFeIrO6.A similaridade das propriedades magnéticas dos dímeros de spin 1/2 com as polianilinas dopadas com plastificantes foi apontada em trabalho recente. Dímeros de spin 1/2 tem sido estudados como sistemas modelo para uma Condensação de Bose Eintein (CBE), desde que a interação de troca satisfaça certas condições específicas. Usando Ressonância de Spin Eletrônico (RSE) estudaremos a interação de troca nas polianilinas dopadas com plastificantes, discutindo que aspectos favorecem ou desfavorecem a CBE.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Vinicius Tadeu. Medidas de ressonância de spin eletrônico (RSE) em polianilina dopada com plastificante e de condutividade a.c. e RSE em óxidos. 2013. 81 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Geociencias e Ciencias Exatas. Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.