Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto e desenvolvimento de técnicas forenses para identificação de imagens sintéticas

Processo: 10/13745-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Hélio Pedrini
Beneficiário:Eric Keiji Tokuda
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise de imagens   Computação gráfica

Resumo

O grande investimento de companhias de desenvolvimento de software para animação 3D nos últimos anos tem levado a área de Computação Gráfica a patamares nunca antes atingidos. Diante de tanta tecnologia, torna-se cada vez mais difícil a um usuário comum distinguir fotografias reais de imagens sintetizadas em computador. Mais do que nunca, a fotografia, como meio de informação segura, passa a ter sua idoneidade questionada. Desta forma, a identificação de imagens geradas por computador tem se tornado uma tarefa complexa, contudo, imprescindível. Existem diversos métodos de classificação de imagens fotográficas e geradas por computador na literatura. Todavia, os métodos existentes carecem de formalização e análises com dados reais para trazerem avanços efetivos à comunidade forense. Neste sentido, no presente projeto propomos a comparação dos métodos existentes e a proposição de um novo método que leve em conta os diversos avanços presentes na literatura. O estudo detalhado das diferentes abordagens e a implementação de algumas delas servirão de base para nosso propósito. Além disso, áreas como Sistema de Recuperação de Imagens por Conteúdo serão fontes de prospecção de evidências a serem incorporadas ao trabalho. Adicionalmente, o projeto incluirá uma etapa de validação por usuários, cujas informações e observações também serão utilizadas em nossa abordagem na incorporação de novas características importantes ao processo de classificação. As abordagens desenvolvidas serão incorporadas à biblioteca forense de documentos digitais sendo construída pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, a qual tem como potenciais utilizadores a Polícia Federal e a Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TOKUDA, ERIC; PEDRINI, HELIO; ROCHA, ANDERSON. Computer generated images vs. digital photographs: A synergetic feature and classifier combination approach. JOURNAL OF VISUAL COMMUNICATION AND IMAGE REPRESENTATION, v. 24, n. 8, p. 1276-1292, NOV 2013. Citações Web of Science: 10.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TOKUDA, Eric Keiji. Projeto e desenvolvimento de técnicas forenses para identificação de imagens sintéticas. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.