Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito imediato e contínuo de dicas somatossensoriais adicionais nos parâmetros do andar de indivíduos com doença de Parkinson.

Processo: 10/03650-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Ellen Lirani Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Cinética   Comportamento motor   Cinemática   Doença de Parkinson
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andar | cinematica | Cinética | dica somatossensorial | Doença de Parkinson | Palmilhas | Comportamento Motor

Resumo

A doença de Parkinson (DP) afeta diretamente a locomoção dos pacientes, o que gera prejuízos na qualidade de vida. Além de comprometimentos locomotores, pacientes com DP apresentam déficits no processamento de informações sensoriais como, por exemplo, as provenientes do sistema somatossensorial. A fim de suprir esse déficit sensorial, o paradigma da dica somatossensorial adicional tem apontado melhoras significativas no comportamento locomotor e no controle postural dos pacientes. Entretanto, a comparação entre diferentes dicas somatossensoriais adicionais, seus efeitos imediato e contínuo e os prováveis benefícios após um período subsequente sem o uso das palmilhas ainda não foram reportados nos parâmetros do andar desta população. Para preencher essa lacuna, dois estudos são propostos e integram o presente projeto de pesquisa: o Estudo 1 tem como objetivo identificar o tipo de palmilha que apresente maiores benefícios na marcha de pacientes com DP; e o Estudo 2 pretende verificar os efeitos do uso contínuo de palmilhas facilitadoras nos parâmetros do andar e, ainda, se os prováveis benefícios persistem após um período subsequente (follow up) sem o uso da palmilha. Nos dois estudos, os parâmetros do andar de indivíduos com DP serão comparados com os de indivíduos neurologicamente sadios. Participarão de cada estudo 40 indivíduos distribuídos em 2 grupos (grupo com DP e grupo de indivíduos neurologicamente sadios). Após avaliação clínica e da sensibilidade plantar, o comportamento locomotor dos participantes, com o uso de palmilhas facilitadoras (efeito imediato), será analisado por meio de ferramentas cinemática e cinética. Após a identificação da palmilha que mais beneficie os pacientes em relação aos principais comprometimentos da marcha, será realizada a avaliação do efeito do uso contínuo (1 semana) de dica adicional somatossensorial no andar de pacientes com DP e indivíduos sadios. Em seguida, será verificado se os benefícios podem ser mantidos após um período de uma semana (follow up) sem o uso das palmilhas. Espera-se que os resultados deste projeto contribuam para a intervenção clínica em pacientes com DP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELLEN LIRANI-SILVA; RODRIGO VITÓRIO; FABIO AUGUSTO BARBIERI; ANDRÉ MACARI BAPTISTA; PAULO CEZAR ROCHA DOS SANTOS; LILIAN TERESA BUCKEN GOBBI. Diferentes tipos de informação somatossensorial adicional não promovem benefícios imediatos no andar de pacientes com doença de Parkinson e idosos sadios. Motriz: rev. educ. fis., v. 21, n. 3, p. 244-249, . (10/03650-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Ellen Lirani. Efeito imediato e contínuo da informação somatossensorial adicional na sensibilidade plantar e nos parâmetros do andar de indivíduos com doença de Parkinson. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Rio Claro Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.