Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa dos inteins (internal proteins) VMA e ThrRS em leveduras do gênero Candida isoladas de hemocultura

Processo: 10/02674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2011
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Eduardo Bagagli
Beneficiário:Tâmara Heloísa Rocha Prandini
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Micologia   Candida   Processamento de proteína   Inteínas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Candida spp | homing endonuclease | Intein | protein splicing | Micologia

Resumo

As leveduras do gênero Candida são responsáveis pela maioria das infecções fúngicas em ambientes hospitalares, sua presença na microbiota humana propicia a ocorrência de infecções, podendo disseminar-se hematologicamente em hospedeiros susceptíveis, processo que vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Com o aumento destas infecções no Brasil e em muitos países uma correta identificação dos isolados faz-se necessária, já que estes microrganismos apresentam diferentes perfis epidemiológicos, clínicos e de susceptibilidade a drogas. Com o sequenciamento de genomas completos de algumas espécies de Candida, algumas regiões gênicas peculiares com importantes implicações evolutivas, biotecnológicas e terapêuticas foram descobertas. Dentres estas regiões gênicas, destacam-se alguns elementos genéticos parasitas, dentre eles os inteins ou internal proteins, descobertos recentemente e ainda pouco estudados em populações de Candida. O presente projeto procura avaliar a ocorrência dos inteins nos genes VMA e ThrRS na população de Candida de interesse médico (C. albicans, C. parapsilosis, C. tropicalis e C. glabrata), realizar análise filogenética destes elementos parasitas e avaliar o seu uso como potencial marcador molecular para a separação das espécies do gênero Candida, incluindo as espécies crípticas de C. parapsilosis. Os dados a serem obtidos, além de possibilitar um maior conhecimento dos perfis moleculares e filogenéticos dos isolados causadores de infecção em nossa região, também poderá contribuir para a eficácia dos tratamentos já existentes bem como na busca de novas alternativas terapêuticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRANDINI, Tâmara Heloísa Rocha. Pesquisa dos inteins VMA e THRRS em leveduras do gênero Candida isoladas de hemocultura. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.