Busca avançada
Ano de início
Entree

Perfil de ativação de neutrófilos de idosos e expressão de receptores de IgG

Processo: 10/19317-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Thaís Helena Gasparoto
Beneficiário:Thalita Marcato Dalboni
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Inflamação   Citocinas   Receptores de IgG   Envelhecimento

Resumo

Os neutrófilos são as primeiras células a migrar para sítios de infecção, e desempenham importante papel na defesa contra vários patógenos. A função dos neutrófilos envolve fagocitose e destruição de microrganismos através de produção de espécies reativas de oxigênio e da ação de enzimas e peptídeos antimicrobianos, além de produção de citocinas e quimiocinas, capazes de ativar outras células de defesa. Os neutrófilos expressam diversos receptores de membrana os quais se ligam a patógenos, opsonizados ou não, e são responsáveis pela ativação de cascatas de sinalização intracelular que culminam na resposta efetiva destas células contra infecções. Dentre estes, os receptores para as imunoglobulinas da classe IgG (CD16, CD32 e CD64) desempenham papel fundamental no reconhecimento de microrganismos opsonizados, e são expressos em diferentes estágios de ativação destas células, de acordo com fatores do microambiente, especialmente a citocina/quimiocina interleucina 8 (IL-8). Os neutrófilos apresentam mudanças fenotípicas e funcionais com o avanço da idade que afetam diretamente a sua ativação e sobrevivência, e podem favorecer o estabelecimento e persistência de doenças. Com o objetivo de avaliar o padrão de expressão de receptores de IgG por neutrófilos e possíveis alterações relacionadas com o envelhecimento, este projeto avaliará a indução de expressão de CD16, CD32 e CD64, além da sobrevivência, atividade enzimática e produção de citocinas, por neutrófilos de idosos e jovens após estímulo in vitro com IL-8 e lipopolissacarídeo bacteriano (LPS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABE, ANELI E.; DE OLIVEIRA, CARINE E.; DALBONI, THALITA M.; CHAGAS-PAULA, DANIELA A.; ROCHA, BRUNO A.; DE OLIVEIRA, REJANE B.; GASPAROTO, THAIS H.; DA COSTA, FERNANDO B.; CAMPANELLI, ANA P. Anti-inflammatory sesquiterpene lactones from Tithonia diversifolia trigger different effects on human neutrophils. REVISTA BRASILEIRA DE FARMACOGNOSIA-BRAZILIAN JOURNAL OF PHARMACOGNOSY, v. 25, n. 2, p. 111-116, MAR-APR 2015. Citações Web of Science: 11.
DALBONI, THALITA MARCATO; ABE, ANELI EIKO; DE OLIVEIRA, CARINE ERVOLINO; LARA, VANESSA SOARES; CAMPANELLI, ANA PAULA; GASPAROTO, CARLOS TEODORO; GASPAROTO, THAIS HELENA. Activation profile of CXCL8-stimulated neutrophils and aging. CYTOKINE, v. 61, n. 3, p. 716-719, MAR 2013. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.