Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da distância de fotoativação no grau de conversão, microdureza e densidade de ligações cruzadas de resinas compostas a base de metacrilato e silorano

Processo: 10/18465-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2011
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Flávio Henrique Baggio Aguiar
Beneficiário:Bruna Cilene Martins da Silveira
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resinas compostas   Grau de conversão   Dentística   Fotopolimerização   Dureza

Resumo

O propósito deste estudo será avaliar o efeito da distância de fotoativação no grau de conversão, microdureza Knoop e densidade de ligações cruzadas de compósitos dentais a base de metacrilato e silorano. Espécimes (n=10) medindo 5 mm de diâmetro e 2 mm de espessura serão confeccionados utilizando duas resinas compostas micro-híbridas, FiltekTM Z250 (3M/Espe) e FiltekTM P90 (3M/Espe). Ambos os compósitos serão polimerizados com o aparelho de fotoativação de lâmpada halógena Bluephase 16i (Ivoclar Vivadent) . Para a mensuração do grau de conversão, os espectros de absorção dos compósitos polimerizados e não polimerizados serão obtidos no espectrômetro Spectrum 100 FTIR/UATR (Perkin Elmer). Em seguida, os espécimes serão submetidos à análise de microdureza (KHN), 5 indentações (50 gramas durante 15 segundos) serão realizadas em cada amostra no microdurômetro HMV-2T (Shimadzu). Após 24 horas de imersão em álcool absoluto, nova leitura de KHN será realizada. Assim, a densidade de ligações cruzadas será calculada em porcentagem de acordo com a redução da KHN. Os dados obtidos serão registrados, tabulados e submetidos à análise estatística.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CATELAN, ANDERSON; NAPOLEAO DE ARAUJO, LARISSA SGARBOSA; MARTINS DA SILVEIRA, BRUNA CILENE; KAWANO, YOSHIO; BOVI AMBROSANO, GLAUCIA MARIA; MARCHI, GISELLE MARIA; BAGGIO AGUIAR, FLAVIO HENRIQUE. Impact of the distance of light curing on the degree of conversion and microhardness of a composite resin. ACTA ODONTOLOGICA SCANDINAVICA, v. 73, n. 4, p. 298-301, MAY 2015. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.